Painel sobre diversidade cultural marca abertura do Desafio Criativo PlayCOM 2020 - Unijuí

Dando sequência às atividades de celebração dos 25 anos dos cursos de Comunicação da Unijuí, na noite desta segunda, dia 10 de agosto, foi lançado o Desafio Criativo PlayCOM 2020. O evento, que reúne alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tem o objetivo de aproximar os estudantes do mercado de trabalho, por meio de um desafio que envolve um cliente real.

Para dar início ao PlayCOM, Stela Maris Enderli, chefe do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) parabenizou e destacou a importância dos cursos da Comunicação, que nesses 25 anos formaram profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho. Também a vice-reitora da graduação, Fabiana Fachinetto, participou da abertura do evento, dando as boas-vindas em nome da Universidade, destacando a necessidade de eventos como este, em que os acadêmicos aplicam seu conhecimento teórico em clientes reais e, dessa forma, apresentam o que os cursos têm para mostrar à comunidade.

Após as falas de abertura, a coordenadora dos cursos, Rúbia Schwanke, trouxe um breve histórico dos cursos, relembrando diversos profissionais que foram importantes nestes 25 anos. Em sequência, com a mediação da professora Nilse Maldaner, a jornalista, doutora em Ciências da Comunicação, e professora do Departamento de Jornalismo do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leslie Sedrez Chaves, iniciou sua fala sobre o tema: “Desigualdades raciais no Brasil e a metáfora do vampiro diante do espelho”.

A partir da experiência própria, tendo sido a única aluna negra da graduação de Jornalismo da época, além de ser a primeira da família a se formar, Leslie apresentou o contexto brasileiro de desigualdades raciais, trazendo dados sobre questões raciais e sociais e em relação à presença de negros no ensino superior. Neste sentido, ela explicou que foi a partir das ações afirmativas do governo que houve um aumento da diversidade nas universidade. Porém, Leslie apontou que, mesmo assim, como um vampiro que não se enxerga ao olhar no espelho, quando analisamos a mídia, não vemos o reflexo dos brasileiros, que em sua maioria é negra.

Em seguida, Maiquel A. Dezordi Wermuth, doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - da Unijuí, iniciou sua fala sobre o tema "Diversidade cultural: entre o siderar e o considerar”. Segundo Maiquel, diante de violações dos Direitos Humanos, é preciso passar da fase da indignação, do siderar, e dar um passo além, considerar, reagir. Porém, ele trouxe também que as violações trazem diversas problemáticas que não são simples de resolver. É preciso, de acordo com Maiquel, buscar o equilíbrio, por exemplo, entre questões culturais e os Direitos Humanos. Nesse sentido, são necessárias políticas públicas que abordem com seriedade e sensibilidade essas questões, buscando garantir a individualidade e os direitos das pessoas.

Sobre o PlayCOM 2020

Neste ano, o PlayCOM terá mais dias para criação e produção, do dia 10 até o dia 24 de agosto. Serão aceitas inscrições de equipes de 4 a 6 pessoas, compostas por integrantes de Jornalismo e Publicidade ou de apenas uma das áreas, e preferencialmente de diferentes semestres da graduação. A inscrição da equipe deverá ser realizada de forma coletiva, até quarta, dia 12 de agosto, para o e-mail usina@unijui.edu.br, informando o nome da equipe e os nomes dos alunos participantes.

As equipes deverão desenvolver uma campanha e produzir materiais de divulgação e conteúdo para um cliente real, a Fenadi Virtual. Assim, serão duas categorias para inscrição: Criação de Campanha e Produção de Conteúdo. Na categoria de Criação de Campanha, as equipes deverão elaborar materiais de suporte para a divulgação da Fenadi Virtual. E na categoria de Produção de Conteúdo, devem ser produzidos materiais de cunho jornalístico para a divulgação de informações, e a cobertura do evento.

O regulamento completo pode ser conferido no link: https://usinacomunica.wordpress.com/2020/08/04/regulamento-playcom-2020/.

Por Manuela Joana Engster, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias