Nota conjunta da FIDENE, MADP e EFA - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nota conjunta da FIDENE, MADP e EFA

              

Na manhã desta quinta-feira, dia 13 de agosto, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), durante Evento Institucional referente à programação especial inserida na 2ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do RS, sofreu um ataque de ódio coordenado por terceiros.  

No webinar "Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências", que estava sendo ministrado pelo palestrante Douglas Jacinto da Rosa - Kaingang (Mestre em Antropologia Social pela UFRGS), com a mediação do professor Mestre Josei Fernandes Pereira - Vice-presidente da Associação de Amigos do MADP, para estudantes de escolas da região, em plataformas da internet, sofreu um ataque de um grupo de ódio, que invadiu a sala de transmissão com xingamentos de cunho racial, mensagens misóginas e até pornografia. Prontamente, a organização do evento agiu tentando barrar esse grupo, que, em ataque coordenado, impossibilitou a realização do evento. Dessa forma, o webinar foi encerrado para evitar danos aos participantes. 

A Instituição lamenta profundamente o episódio e informa que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, entregando a gravação do evento para as autoridades policiais. Também informa que está tomando todas as medidas jurídicas necessárias para resguardar o direito de expressão e de realização dos eventos institucionais.

Atenciosamente,

Cátia Nehring, Presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí

Vivian Strochein, Diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana 

Maria do Carmo Pilissão, Diretora do Centro de Educação Básica Francisco de Assis




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.