Unijuí aprova nova graduação - Unijuí

Unijuí aprova nova graduação

Conselho Universitário aprovou nesta sexta-feira, dia 14, diretrizes para os currículos de graduação e nova estrutura administrativa da UNIJUÍ

A sociedade está em constante transformação e, como consequência, todos os segmentos que a compõe também precisam rever e melhorar seus processos para seguir trilhando caminhos de desenvolvimento. Este também está sendo um grande desafio para todas as Instituições de Educação Superior (IES). Atenta a estes acontecimentos e percebendo a necessidade de acompanhar as transformações que estão acontecendo e que ainda estão por vir, a Universidade está projetando para 2021, a partir de uma Proposta de Reinvenção da Unijuí, um conjunto de mudanças estruturais e curriculares substantivas. Tais medidas têm por objetivo: qualificar a experiência formativa de nossos estudantes,possibilitar que um maior número de pessoas, particularmente jovens, tenham acesso aos cursos presenciais ediminuir o custo da oferta educativa.

Após exposições e diálogos com todos os atores que integram a comunidade acadêmica, estudantes, professores e técnicos-administrativos, nos diversos fóruns e instâncias da Fidene/Unijuí, foram aprovadas pelo Conselho Universitário as diretrizes que irão nortear as mudanças estruturais da instituição e os currículos dos novos cursos de graduação.

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, “A partir de um significativo e qualificado debate que tivemos na quinta e sexta-feira com os membros do órgão máximo da UNIJUÍ, o Conselho Universitário, materializamos  as diretrizes para uma nova  UNIJUÍ. A partir de 2021 a nossa estrutura deixa de ser organizada a partir de Departamentos, passando a ter centralidade o nosso  fazer, que é o ensino, a pesquisa e a extensão, nas diferentes áreas de conhecimento. A formação acadêmica profissional também será construída com projetos pedagógicos voltados ao fortalecimento  da relação com nossas comunidades; nossos estudantes passarão a ocupar um papel ainda maior de protagonismo no processo de aprendizagem, qualificando sua formação profissional. Temos muito trabalho pela frente, mas em prol de um objetivo comum: mantermos a pertinência e a grandeza de nossa UNIJUÍ, na vida de nossa região e de nossos jovens que acreditam no papel fundamental da Educação”.

As mudanças

Neste contexto, as propostas apresentadas e que serão implementadas a partir de agora, dizem respeito a um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional.

Os currículos da graduação serão estruturados para o desenvolvimento de competências. Este desafio consiste em construir arranjos curriculares, metodológicos e tecnológicos propiciadores de experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento e construção/aprendizagem de habilidades, conhecimentos e atitudes para responder a situações, conflitos e problemas característicos da vida profissional. No modelo por competências, os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados os quais permitem que o conhecimento seja construído em interação com os desafios próprios do campo profissional. Nessa perspectiva, os módulos integrados envolvem um conjunto de componentes curriculares fortemente relacionados e articulados, perpassados pela necessidade de enfrentar desafios inerentes à profissão.

Um site explicativo foi desenvolvido para detalhar as propostas e delinear o formato dos novos currículos de Graduação da Universidade. Acesse neste link e confira.

Além dessas mudanças, na estrutura organizacional, não haverá mais Departamentos, que hoje são administrados por um chefe/docente o qual tem, entre suas atribuições, fazer a gestão dos professores e técnicos. Com a reestruturação proposta, a gestão das pessoas passará a ser feita pela atuação conjunta da VRG com a VRA, assessorada por Comitês específicos. Nos campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa não haverá alteração de estrutura, pois já funcionam nesta sistemática. A composição do Conselho Universitário (Consu), instância máxima da Unijuí, em substituição aos seis chefes de Departamentos, ganha nove outros membros, representantes dos Coordenadores de Curso de Graduação, um Coordenador de Programa stricto sensu e um Coordenador de Extensão, todos na condição de representantes das atividades fim, intrínsecas ao fazer da Universidade. A representação estudantil está proposta com mais um membro e também com cinco suplentes.

Dessa forma, os Colegiados de Curso e o Núcleo Docente Estruturantes e mantém tendo função mais ativa no fazer acadêmico e administrativo. Os Coordenadores continuam sendo a principal referência para todas as demandas dos estudantes. A estrutura física dos atuais Departamentos, no campi Ijuí, não sofre alteração, mas os processos de atendimento aos estudantes deverão passar por qualificação. Também está prevista a informatização e a agilização de processos que envolvem demandas dos estudantes.