Profissionais são capacitados para darem início aos trabalhos do Programa Inova RS - Unijuí

Nesta semana iniciaram as atividades do Projeto Inova RS, iniciativa da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em que a Unijuí está inserida, com diversas outras entidades e instituições, coordenando os trabalhos na região Noroeste e Missões.

Cada uma das oito regiões do Inova RS selecionou três profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, que irão trabalhar em parceria com os comitês técnico e estratégico. O programa tem duração de dois anos, com os objetivos de conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local, além de fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais, entre outros.

Agora como gestores da inovação, estes bolsistas irão auxiliar na implementação de um escritório de projetos local, empregando o domínio de metodologias de gestão adequadas a cada projeto. Além disso, vão elaborar, organizar e atualizar planos de gerenciamento e documentação correlata aos projetos; realizar coleta, análise, representação e apresentação de dados e participar ativamente no gerenciamento de grupos de processo: iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento, entre outras atividades.

Durante esta semana ocorreram atividades de capacitação aos selecionados, com a participação do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb. Segundo o coordenador das ações na região, o professor da Unijuí Daniel Knebel Baggio, o Projeto está organizando com a preocupação de trazer modernização para o Estado e desenvolver o empreendedorismo. “Uma vez que todos os envolvidos estejam capacitados, as próximas etapas serão de atuação e diálogo com os atores da região, além da definição de prioridades e o trabalho com os projetos propriamente ditos”, salienta.

Expectativas de quem vai atuar nas ações

Foram selecionados para a Região Noroeste e Missões, os seguintes bolsistas, que irão atuar em Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa: Bárbara Righi Cenci, Patrícia Lazzarotti Garcia e Cleber Eduardo Graef. Confira as depoimentos sobre as expectativas com as atividades:

“Estou bastante otimista com o Projeto. Acredito que iremos desenvolver um ótimo trabalho no sentido de criar sólidas interações entre os atores da quádrupla hélice (governo, instituições de ensino, empresas e sociedade civil) e consolidar o ecossistema de inovação da Região Noroeste/Missões” - Cleber Eduardo Graef.

“Estamos bastante entusiasmados com o início desta caminhada e buscaremos a articulação e engajamento de representantes da quádrupla hélice (sociedade, universidade, empresários e poder público) atuantes na região Noroeste e Missões para a construção de um ecossistemas de inovação que tenha aderência ao contexto regional e possa trazer desdobramentos econômicos e sociais relevantes” - Bárbara Righi Cenci.

"Minha expectativa está em ajudar na mudança de mindset dos empresários, para que estes internalizem em seus processos e produtos a inovação como estratégia de diferenciação e competitividade. Conduzir as conexões entre os atores pertencentes quádrupla hélice da região, para que estes aproveitem as suas potencialidades, de maneira criativa e inovadora, reforçando os aspectos culturais e históricos e desta forma criando uma visão conjunta de futuro que valorize tanto o tradicional como o inovador para o crescimento e desenvolvimento econômico regional" - Patrícia Lazzarotti Garcia.

Na região Noroeste e Missões

Na região Noroeste e Missões a coordenação do Programa é da Unijuí, com a coordenação do professor Dr. Daniel Knebel Baggio e apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Com duração prevista de dois anos, para o desenvolvimento do Programa são concedidas Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação.

O Projeto terá abrangência em 77 municípios, contemplando os COREDES Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, formando assim a região denominada no Programa Inova RS de Noroeste e Missões. Também serão parceiras no desenvolvimento da iniciativa na região, as seguintes instituições e entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Faculdade Horizontina - FAHOR, Horizonte Ambiente Empreendedor - HAE/FAHOR – Incubadora, Sindilojas Noroeste, Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, Agência de Inovação de Ijuí, Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo, Associação dos Administradores do Noroeste do Estado, Associação dos Municípios das Missões, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Faculdade Santo Ângelo - FASA, Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo, Mind7 Coworking e Espaço Corporativo, SebraeRS, ACISA-Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo, Prefeitura de Ijuí, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI.