GT de Internacionalização do Comung promove série de webinars - Unijuí

GT de Internacionalização do Comung promove série de webinars

O cenário pandêmico tem demandado mudanças no campo da internacionalização e evidenciado a necessidade de uma consciência de que os problemas e suas soluções vinculados à pesquisa são, ao mesmo tempo, temas de dimensão mundial e local. Diante dessa constatação, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), por meio do Grupo de Trabalho de Internacionalização, está promovendo uma série de webinars. Serão 13 eventos em diferentes idiomas, com a participação de professores e pesquisadores das Instituições integrantes do Comung, abordando estudos e projetos com temas relacionados à Covid-19, saúde, exploração sexual, biotecnologia, agenda 2030 na comunidade Latino-americana, cooperação, migrações, entre outros.

Os encontros serão sempre às terças-feiras, a partir das 11 horas da manhã. Para participar, basta acessar o canal do Comung no youtube, disponível no link https://comung.org.br/gt

“O objetivo é promover o intercâmbio do conhecimento, apresentando um pouco do que tem sido desenvolvido nas instituições no Sul do Brasil, criando novas oportunidades de colaboração de pesquisas de forma virtual entre as Universidades do Comung e de outros países”, disse a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

O primeiro webinar ocorre no dia 25 de agosto, às 11 horas, tendo como tema Do regional ao global: a atuação do Observatório do Desenvolvimento Regional em redes de pesquisas e no contexto Covid-19, (em Inglês), com a professora e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Grazielle Betina Brandt. Pela Unijuí, no dia 13 de outubro, o professor Daniel Cenci vai realizar a conferência  “La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol)”.

Programação completa:

25/08:The Regional Development Observatory activities in research networks and in the COVID-19 context (Inglês), com professora Grazielle Betina Brandt (Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc).

01/09:Graduação I e Utech I – Urcamp (Português), com o professor Fábio Josende Paz (Centro Universitário da Região da Campanha).

08/09:Explotación Sexual Comercial de Niños, Niñas y Adolescentes (espanhol), com o professor Rafael Bueno da Rosa Moreira (Centro Universitário da Região da Campanha).

15/09:Trauma, Stress and Mental Health during COVID-19 pandemic in Brazil (inglês), com o professor Rodrigo Grassi de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).

22/09:Molecular markers in Andrology: a biotechnological approach (inglês), com o professor Ivan Cunha Bustamante Filho (Universidade do Vale do Taquari – Univates).

29/09:Crossing frontiers through research (Inglês), com a professora Márcia Borba (Universidade de Passo Fundo – UPF).

06/10:The Hollow Core of the Contemporary International System: Popular Sovereignty, Self-Determination, and Nationality (Inglês), com a Professora Tatiana Vargas Mais  (Universidade La Salle – Unilasale).

13/10:La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol), com o professor Daniel Rubens Cenci

(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul).

20/10: Bioinformatics in COVID-19 vaccine development (Inglês), com o professor Gustavo Fioravante Vieira (Universidade La Salle – Unilasale).

03/11:Migraciones y refugio: acciones adoptadas por la Facultad de Derecho de la Universidad de Passo Fundo (Espanhol), com a professora Micheli Piucco (Universidade de Passo Fundo – UPF).

10/11: A neuroenergetic look at Alzheimer’s disease: the role of lactate (Inglês), com o professor Adriano Martimbianco de Assis (Universidade Católica de Pelotas – UcepeL).

17/11:Redesigning work in the pandemic and wellness (Inglês), com A professora Manoela Ziebell de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).

01/12: Research collaboration system within the Latin-Nordic Beyond Alliance for Knowledge _ Bak (inglês), com o professor Fernando Rosado Spilki  (Universidade Feevale).

Fonte: Comung.