Palestra sobre Inteligência Artificial contou com a participação do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado - Unijuí

A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Com o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), a Unijuí promoveu, na noite de terça-feira, dia 25, o evento “O futuro é hoje: debates sobre Inteligência Artificial”.

Com uma programação promovida pelas pelas Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no youtube, e contou com  a presença (virtual) de Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. Esta programação foi o primeiro evento do Salão de Conhecimento deste ano, agregando, simultaneamente, milhares de participantes, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos da Unijuí e de outras instituições de ensino superior.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, na abertura da atividade, a inteligência artificial transpassa por todas as áreas do conhecimento: “qualquer profissional que tenha uma formação superior depende da tecnologia para exercer sua atividade”. Por sua vez, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, observou que a temática debatida é muito importante para todo profissional ou futuro profissional, diante de todas as questões tecnológicas em que a sociedade está inserida, precisando ser aprofundado e debatido.

O debate sobre Inteligência Artificial

O professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), Edson Luiz Padoin, foi quem apresentou a temática aos participantes: “este é um assunto presente em nosso cotidiano e é importante começarmos a debater. A informática está presente em todas as atividades, e, com o surgimento da internet conseguimos ter acesso a qualquer informação, por isso olhamos para o futuro conhecer a Inteligência Artificial é imprescindível”, ressaltou.

Para o secretário de Inovação, Luís Lamb, palestrante convidado da noite, o conhecimento da Inteligência artificial é imprescindível para que as empresas tenham bons resultados. Ele abordou como a história do desenvolvimento científico e previsões de mercado vão impactar na economia, por exemplo. “Em 2020 já estamos sentindo o impacto da inteligência artificial, sabemos que a inovação, ciência e tecnologia estão entrelaçadas e é necessário fazer uma mudança em nossa forma de pensar”, salientou.

O secretário questionou os alunos e pesquisadores de como será o mundo onde empresas com presença digital tem um valor cada vez maior, também mostrou estudos que projetam, para dez anos, um impacto muito forte na economia pela inteligência artificial, o que também impactará diretamente no trabalho em diferentes áreas do conhecimento. O secretário trouxe explicações sobre a importância de estar atento com estas mudanças tecnológicas para o melhor desenvolvimento de uma empresa e dos profissionais.

“O tema mais debatido em no ano de 2019 no Fórum Mundial de Davos foi o impacto da inteligência artificial sobre as empresas e as relações de trabalhos. Os países já estão desenvolvendo estratégias nacionais para isso. E esta pandemia, por um lado trouxe uma grande crise sobre todos nós, por outro, mostrou que as tecnologias digitais para o trabalho remoto e mediação e análises de dados vieram para ficar. O seu valor será ainda maior nos próximos anos”, finalizou.

Confira a atividade na íntegra:

Mais sobre o Salão do Conhecimento 2020

Neste ano desenvolve a temática  “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.

Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento.

O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

Desafio de Inovação

No evento desta terça-feira, os participantes também foram convidados a participarem do Desafio de Inovação Social, um evento multidisciplinar que se propõe a buscar soluções de mercado  para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  visando a criação e o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, a partir de problemas que serão apresentado às equipes durante a realização do evento. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, de forma individual, no site do evento, clicando neste link, com o preenchimento do formulário de inscrição. O evento é limitado a 80 participantes.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência e estudante de Jornalismo da Unijuí.