Iniciadas as obras do Ginásio de Esportes no Campus de Santa Rosa - Unijuí

Iniciadas as obras do Ginásio de Esportes no Campus de Santa Rosa

Após cumprir diversas etapas de trâmites, envolvendo o Ministério da Cidadania e do Esporte, Caixa Federal, Prefeitura Municipal, Cartórios, e a Fidene, a partir de muitas reuniões e tratativas, além de entraves superados, finalmente na sexta-feira, 28 de agosto de 2020, deu-se início na obra do ginásio de esportes no campus da Unijuí em Santa Rosa. A obra era uma expectativa da comunidade acadêmica e da comunidade externa, que também poderá contar com esse espaço para a prática de esportes.

O recurso havia sido aprovado ainda em 2018 no Ministério, por indicação de emenda parlamentar do então deputado João Derly, quando se deu o início do processo administrativo junto à prefeitura municipal para receber a verba e realizar a obra. Porém, questões jurídicas surgiram e criaram entraves que precisam de muito diálogo para serem superados, conseguiu-se, então, chegar a um entendimento e viabilidade. Depois disso, a falta de disponibilidade de recurso junto ao Ministério gerou mais atrasos, e somente com o apoio político do ex-ministro da Cidadania e hoje deputado federal, Osmar Terra, bem como articulação do senador Luis Carlos Heinze, junto ao atual ministro, se conseguiu a liberação dos recursos e o depósito integral na conta vinculada a obra junto à Caixa Federal.

A obra será construída em etapas. Nessa primeira será realizada a terraplanagem, fundações, estrutura, cobertura e piso da quadra esportiva. Numa segunda etapa, que ainda depende de captação de recursos novos, será realizada a construção dos banheiros, paredes, arquibancadas e demais espaços de apoio para o uso pleno do espaço.

De toda forma, está sendo bastante comemorado esse início de obra na comunidade, pois foram muitas pessoas envolvidas, desde a reitora profª. Cátia Nehring, o vice-reitor prof. Fernando González, o prefeito de Santa Rosa, prof. Alcides Vicini, o pró-reitor de Santa Rosa da época, prof. Ariosto Sparemberger e o atual, prof. Marcos Scherer, os deputados e senador já acima mencionados, além dos membros do DCE Paulo Freire de Santa Rosa, pelo seu presidente, o estudante Ruirllis Reis (hoje formado pela Unijuí) e todos os acadêmicos e funcionários que se dedicaram e se envolveram numa votação para que o recurso da emenda parlamentar fosse destinado a essa obra.

“Certamente essa obra trará muitos benefícios para os estudantes e professores e também para a comunidade externa que terá à disposição mais um espaço para a prática esportiva, para ações acadêmicas e para trabalhar de modo preventivo os cuidados com a saúde da mente e do corpo da população atendida e usuária deste espaço. É a Universidade Regional investindo e acreditando no desenvolvimento da nossa comunidade”, comenta o prof. Marcos Scherer.