Colegiados de Cursos de Graduação trabalham na estruturação das novas propostas curriculares para 2021 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Colegiados de Cursos de Graduação trabalham na estruturação das novas propostas curriculares para 2021

               

Dando sequência nas discussões sobre a nova estrutura dos currículos acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí a partir de 2021, de segunda-feira, dia 31 de agosto até esta quarta-feira, dia 02 de setembro, a Unijuí oportunizou um novo momento formativo para professores com os consultores externos, Dr. Blasius Debald e a professora Ma. Norma Golfeto, assessores da Nova Graduação, com a mediação da Reitoria.

As atividades aconteceram no Salão de Eventos do Campus Ijuí, mas com a participação também pela plataforma Google Meet, envolvendo professores dos quatro Campi da Universidade. Nesta oportunidade, as discussões foram realizadas em grupos por curso, segmentando e produzindo discussões de acordo com as especificidades das diferentes áreas ofertadas pela Universidade. Participaram deste Fórum os coordenadores de curso, os professores integrantes dos Núcleos Estruturantes Docentes (NDEs) e 13 professores que constituem uma comissão de assessoria à implantação do novo percurso formativo. Este grupo foi constituído considerando as áreas de conhecimento em que atuam e sua experiência no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão. 

Os temas debatidos consideraram os elementos para um ecossistema de aprendizagem: inovação como cultura, modelo de gestão, capacitação docente, planejamento participativo, organização curricular, metodologias ativas, avaliação do processo de ensino-aprendizagem, recursos e tecnologias digitais para a educação. Também se debateu o perfil do estudante contemporâneo, e neste contexto o processo de transformações dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. As atividades formativas de estruturação dos currículos seguem até o fim do mês de setembro. 

Segundo a assessora da Nova Graduação, professora Norma Golfeto, em entrevista à Unijuí FM, o objetivo é compartilhar experiências aos professores da Unijuí. “No sentido de que possam compreender as possibilidades de um novo modelo de educação e preparar os seus cursos para uma relação diferenciada a partir do ano que vem. Estamos percebendo um debate muito rico, muito intenso, com uma participação grande de cada curso ”, salienta. 

“Este evento, marca a continuidade dos trabalhos a partir das Diretrizes aprovada pelo CONSU. Agora os Núcleos Docentes dos cursos, a partir de formações que envolvem currículo modular e por competências, Projeto Integrador, Formação Pessoal e Profissional, bem como estudos independente dos estudantes precisam iniciar o desenho do percurso formativo. Um grande desafio pela frente com envolvimento de todos para iniciarmos um novo ano acadêmico de 2021”, enfatiza a Reitora Cátia Nehring.

O processo da nova Graduação está sendo efetivado para os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o curso de Medicina e os tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade.

              


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.