Palestra “Inteligência Artificial para Tod@s” marcou o início da semana na Unijuí - Unijuí

“A inteligência artificial deixou de ser apenas um desafio técnico e passou a ser um desafio ético, social, cognitivo e psicológico: todas as áreas do conhecimento, de alguma forma, vão ser impactadas”. Assim observou o palestrante Diego Cortiz, em sua fala com o tema “Inteligência Artificial para Tod@s”, na noite desta segunda-feira, dia 14, em mais uma programação do Debates Sobre Inteligência Artificial (I.A), promovido pelas Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.

A atividade, realizada pelo Youtube da Universidade, teve o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). Diego Cortiz é professor e pesquisador nas áreas de inteligência artificial, ciências cognitivas e computação social. É Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e W3C Escritório Brasil.

Segundo ele, a I.A não é o futuro, mas o presente em nosso cotidiano: “está em aplicativo de mapas, música, filmes e séries, anúncios, por exemplo. Estamos rodeados por sistema de inteligência artificial, que na verdade são modelos específicos”, complementando que: “uma nova tecnologia sempre vai gerar discussões, porque, quando ela surge, ninguém sabe muito bem o que ela é, e para o que ela é, por isso pode causar rupturas, se soubermos lidar com esses desafios a tecnologia será mais benéfica para a sociedade”, observou.

Confira o debate na íntegra

Trabalhos sobre o tema

Serão aceitas inscrições de trabalhos para o Debates Sobre Inteligência Artificial -  d.I.A., dentro da programação do Salão do Conhecimento, na forma de resumo expandido, até o dia 07 de outubro. As orientações e informações para submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento

Mais sobre o Salão do Conhecimento 2020

Neste ano desenvolve a temática  “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.

Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. Mais detalhes na página do evento.

O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.