Aplicativo que visa integrar setores da sustentabilidade vence Desafio de Inovação Social - Unijuí

Na sexta-feira, 25, e sábado, 26, a Unijuí realizou o Desafio de Inovação Social, com o objetivo de buscar soluções de mercado para os grandes desafios e negócios de impacto socioambiental positivos, tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). Os participantes foram divididos em grupos e, a partir de problemas apresentados durante a realização do evento, desenvolveram e defenderam uma proposta nestes dois dias de atividades. Mais de 50 pessoas participaram, entre desenvolvedores, mentores e avaliadores de cada um dos seis grupos participaram. A avaliação final que está disponível no canal do Youtube da Universidade, clicando aqui.

A ideia vencedora foi o aplicativo Conecta Ijuí, que visa integrar setores da sustentabilidade e vender soluções de mercados vinculados aos ODS, desenvolvendo o tripé da sustentabilidade, conectando a população a facilitadores que supram suas necessidades e fortaleçam as práticas ambientais. O grupo levou como prêmio R$ 1 mil em dinheiro e uma vaga na pré-incubação da ITECSOL - Incubadora de Economia Solidária e Tecnologias Sociais (valor econômico de R$ 1.428,00).

“Para nós foi uma oportunidade única participar de um Desafio como esse. Agrega muito, tanto pela questão de interdisciplinaridade das equipes, quanto para o nosso aprendizado. Aprendemos trabalhar em grupo, nos desafiamos a ganhar autoconfiança, fez pensar além. Acreditamos que com a conscientização da população quanto à questões ambientais e uma maior participação em questões sociais, aliado a um maior desenvolvimento econômico, resultará em uma Ijuí integrada com a sustentabilidade”, observa Nadine Muller Pereira, estudante de Nutrição e integrante da equipe vencedora.

Em segundo lugar ficou a equipe SustenGarden - design de hortas integradas, que desenvolveu a ideia de hortas orgânicas em jardins, como composteiras, sistemas de coletas pluviais, tratamento  de efluentes domésticos através de wetland com bananeiras; fomentando a produção de alimentos em áreas urbanas, alimentação segura e reciclagem de orgânicos, diminuindo, assim, a quantidade de orgânicos para a coleta seletiva municipal em benefício socioambiental local.  Como prêmio o grupo ganhou R$ 800 em dinheiro.

Já em terceiro ficou a equipe Coleta Seletiva Consciente. Este grupo apresentou a ideia de divulgação, aprimoramento e alimentação do projeto CidadeMob; Implementação de coleta seletiva nas empresas e espaços públicos da comunidade, especialmente nas UBS de cada bairro; Logística de recolhimento dos resíduos pela Associação a partir das informações do aplicativo;  Realização de Feiras do Meio Ambiente, promovendo uma competição entre projetos desenvolvidos nas escolas do município, incentivando o desenvolvimento dos mesmos e despertando o interesse nos alunos do cuidado pelo Meio Ambiente, em especial, pelo descarte correto do lixo. A partir de parcerias entre a SMED, Universidade e empresas. Como prêmio os integrantes ganharam R$ 300 em dinheiro.

E em quarto lugar, ficou a ideia Lixo, quem se lixa? - implementação de um sistema de selos, por meio de uma plataforma digital (website), na qual as empresas e entidades interessadas deverão se inscrever e passar por avaliações, através de um sistema de Pontos. O selo renovar irá garantir que uma empresa que busca soluções sustentáveis, terá um maior reconhecimento e visibilidade em meio a população. Este grupo também ganhou um prêmio de R$ 300 em dinheiro.

A premiação também englobou 04 bolsas PROFAP, no valor de 500,00, por 20 horas, sendo 02 em 2020 e 02 as outras duas em 2021. Este incentivo será para trabalhar no projeto de Extensão em Educação Ambiental.

Realizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o Desafio de Inovação Social teve o patrocínio da 3Tentos Agroindustrial, Cérelus e Novatech Agro. Também tem o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia, Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social - Itecsol e da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec.