Unijuí discute Projeto Integrador e Matriz Curricular dos cursos de Graduação - Unijuí

Unijuí discute Projeto Integrador e Matriz Curricular dos cursos de Graduação

As Coordenações de Curso  e os membros dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de Graduação participaram de oficinas de Projeto Integrador e de reuniões de trabalho para a redefinição da matriz curricular dos Cursos de Graduação, entre os dias 28 a 30 de setembro, visando a constituição da Graduação Mais Unijuí.

As oficinas e as discussões das novas matrizes curriculares tiveram a assessoria da empresa Atmã - Educar, de Foz do Iguaçu, por meio dos professores Norma Golfeto e Blasius Debald, que conduziram a realização das oficinas sobre Projeto Integrador e Matriz Curricular, balizadores para a constituição da nova proposta formativa dos cursos de graduação na Unijuí, estruturada a partir de competências: capacidade de colocar o conhecimento em um contexto e aplicá-lo para a resolução de um problema.  Também haverão mudanças nas dimensões curriculares, metodológicas e de uso das tecnologias de informação e comunicação, enquanto suporte para a aprendizagem contextualizada dos estudantes.

Durante os três dias, houve intenso debate para a redefinição da matriz curricular que sustentará o novo percurso formativo dos estudantes. As áreas do conhecimento, sejam as da saúde, da gestão, das agrárias,das engenharias, da formação de professores, das humanidades da ciências jurídicas, buscaram se apropriar dessa nova metodologia de formação que busca substituir a organização curricular vertical pela organização horizontal, pressuposto para a formação por competências e não mais por conteúdos que se complexificam na verticalização e no acúmulo de conceitos que posteriormente deverão sustentar a prática. O objetivo é oportunizar a aprendizagem contextualizada e significada por meio de problemas reais a  serem resolvidos a cada semestre por meio dos conhecimentos apreendidos nos diferentes componentes curriculares. Por isto a matrícula em módulos é fundamental. A partir do evento os NDEs se reunirão para fechar a proposta da nova matriz curricular e encaminhar para aprovação dos Conselhos superiores.

O evento, fez parte do Programa de Formação Continuada de Gestores de Graduação da Unijuí, o qual é coordenado pela VRG e organizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional - NAPI.

Para dar conta desta atividade realizada de forma presencial, foram tomadas as medidas conforme Plano de Contingência da Unijuí para prevenção, monitoramento e controle da transmissão do COVID - 19. Os professores pertencentes ao grupo de risco, acompanharam e interagiram nas discussões por meio do Google Meet.

Inovação no ensino

Para a professora Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação, as principais inovações da Graduação Mais da Unijuí, terão por base as seguintes diretrizes: a estruturação do currículo por competências, a introdução de projetos integradores nos semestres iniciais do curso e a reestruturação da formação geral e humanista, que será substituída por um conjunto de disciplinas de Formação Pessoal e Profissional - FPP. “Essas questões visam oportunizar o debate de temas como a democracia, a política, o estado moderno, a sociedade brasileira, a cultura brasileira, as juventudes, a sociedade de consumo, o corpo e a subjetividade, as identidades, o trabalho, entre outros temas muito necessários para que nossos egressos possam compreender a si mesmos e o mundo em que vivem para que possam se colocar enquanto  cidadãos e profissionais”, salienta. Destaca ainda, que a matrícula será organizada por módulos, a partir de componentes curriculares que se inter relacionam no semestre e que sustentam a base teórico-conceitual para a realização dos projetos integradores, para oportunizar a prática por meio da solução de problemas reais desde o início do curso.

A mudança em curso busca ousar na construção de novas  experiências formativas para os estudantes da Unijuí, mais adequadas a esse tempo de grandes transformações no modo de vida da sociedade global, em que novos valores e novas possibilidades de viver e de se colocar no mundo têm marcado a renovação social, cultural e econômica de nosso tempo e precisamos estar atentos e sintonizados com esse novo tempo. A mudança busca também, a  diminuição dos custos institucionais oportunizando maior ingresso de jovens ao ensino superior.

“Os componentes curriculares do denominado Projeto Integrador, buscarão mobilizar os conhecimentos estudados no semestre, superando o princípio de aprender a teoria para depois aplicá-la na prática, pelo princípio pedagógico em que o conhecimento é desenvolvido pelo estudante na prática, quando busca o suporte teórico-conceitual para resolver um problema desenvolvendo soluções para desafios reais”, explica a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring.

As demandas a serem trabalhadas nos projetos Integradores serão encaminhadas pela comunidade, pelas empresas e pelos próprios estudantes, e as soluções apresentadas consideram o conjunto de competências organizadoras do módulo ao qual o projeto está vinculado, assim o professor poderá acompanhar a evolução do estudante, conduzindo o processo e avaliando a aprendizagem como um processo contínuo.