Jornada Internacional coloca em destaque ações de inovação na região - Unijuí

Jornada Internacional coloca em destaque ações de inovação na região

Contando com a parceria da Unijuí, a Innova Cidir aconteceu de 7 a 9 de outubro, de forma on-line, com organização da Fahor

Na última semana, a Unijuí foi parceira na realização da Innova Cidir – a Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo da Rede de Cooperação Interuniversitária de Desenvolvimento e Integração Regional (Red Cidir). O evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de outubro, reunindo alunos e professores de forma virtual.

Conforme explica o pró-reitor da Unijuí – Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, o evento foi uma iniciativa inédita das Instituições de Ensino Superior (IES) que integram a Red Cidir. “São instituições do Brasil, Argentina e Paraguai, que se uniram numa rede para aproximar relações, realizar eventos e atividades acadêmicas integradas, com troca de experiências e conhecimentos”, destacou, lembrando que, ainda em 2018, foi sugerida, em assembleia, a realização de um evento que pudesse integrar e estimular, nesta macrorregião transfronteiriça, as iniciativas e ações de inovação e de novas tecnologias.

“Desde então, o evento vinha sendo preparado e elaborado por uma comissão organizadora, coordenada pela Faculdade Horizontina (Fahor), que também foi sede deste primeiro evento, ainda que na modalidade virtual”, completou.

A Unijuí, como membro fundador da Red Cidir, participou de todas as etapas de planejamento e de organização do evento, por meio de seus representantes, que também coordenaram algumas atividades. “Fomos uma das instituições que mais contou com inscrições, considerando que, ao todo, foram mais de 800 estudantes, professores e profissionais, de diversas áreas, que participaram das atividades”, lembrou o pró-reitor.

A quarta-feira foi dedicada a conhecer os ambientes de apoio ao empreendedorismo e inovação e debater sobre o papel do ecossistema de inovação no desenvolvimento da região Noroeste. “Enquanto Unijuí, participamos como Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da comissão responsável por organizar o Tour Virtual e as palestras sobre o ecossistema de inovação”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, completando que, na quinta-feira, a Unijuí foi responsável pelas pautas das incubadoras de economia solidária e de impacto social. Já na sexta-feira, foi realizada a sessão de negócios, onde as startups residentes na Criatec participaram; e por fim ocorreu a formação da Rede Internacional de Ambientes de Empreendedorismo e Inovação.

“Entendo que, como Unijuí, temos uma caminhada muito positiva no que diz respeito à inovação e ao empreendedorismo, e é super importante que possamos compartilhar e aprender com os demais nesta temática”, observa. Segundo ela, o evento finalizou com um balanço positivo das atividades, do público e, principalmente, da colaboração entre todas as instituições que se envolveram na organização. “A Rede de Ambientes de Empreendedorismo e Inovação, que teve o primeiro passo na sexta-feira, vai ser consolidada em assembleia, o que é extremamente importante para a internacionalização das startups residentes nestes ambientes.”

Na avaliação do pró-reitor, Marcos Paulo Scherer, para os estudantes e professores da Universidade foi mais uma importante oportunidade de buscar conhecimento, trocar experiências e de perceber outras iniciativas e ideias possíveis – além de uma ótima oportunidade para demonstrar à comunidade externa e lideranças políticas quanto se pode fazer, em relação à inovação e descoberta de novas tecnologias, nas instituições de ensino, mesmo que distantes de grandes centros econômicos. “O evento foi um sucesso, tanto que há a expectativa de uma nova edição, no ano que vem, quando esperamos que as coisas estejam mais normalizadas. O que permitirá a realização de um evento presencial, que trará um ganho muito grande em network para os participantes”, finalizou.