Empresa instalada no Polo de Modernização de Santa Rosa expande os negócios e gera novos empregos - Unijuí

A Serttec, empresa Incubada na Criatec, foi selecionada e desde abril de 2020 ocupa o prédio 02 do espaço no Polo de Modernização Tecnológica de Santa Rosa. E, mesmo em meio a pandemia ela vem expandindo os negócios e abrindo novas frentes de trabalho com sucesso. Neste período contratou seis novos colaboradores e ainda outros cinco profissionais terceirizados como indiretos em obras que está gerenciando.

A empresa surgiu em 2014, no início apenas prestava serviços na área de instalações elétricas e automação industrial, trabalhava só com a parte de prestação de serviços, lembra Matheus de Paula, proprietário. Agora em 2020, após a incubação e a instalação no Polo, passou a ser Grupo Serttec. “Eu englobei mais duas empresas: uma que faz móveis planejados, e a outra faz na área de construção civil, desde projetos até construção. Esta expansão foi realizada com sócios nestes novos negócios”, observa.

Segundo Matheus, que é egresso do curso de Engenharia Elétrica pela Unijuí Campus Santa Rosa, a mudança para o Polo de Modernização Tecnológica de Santa Rosa contribuiu muito para a expansão da empresa. “Atuar aqui no Polo em contrato com a Unijuí, faz com que a gente opere com um custo menor, é uma vantagem que temos em relação ao mercado e possibilita a oportunidade de expandir os negócios e criar novas oportunidades”, complementa.

Conforme o plano apresentado pela empresa Serttec no momento da seleção no edital de cessão de uso do prédio, já previa a implantação de novos serviços, sendo alguns deles já definidos com prazos e empresas investidoras, entre eles: desenvolvimento e pesquisa de captadores de som eletrônicos para uma empresa de Acordeon, desenvolvimento de cocheiras automatizadas para cabanhas de cavalos, entre outras inovações conforme a necessidade de clientes. Além das áreas que a empresa já vem atuando mais fortemente  no ramo da construção civil e móveis planejados.

Matheus observa que a Serttec projeta estabelecer uma parceria com a Universidade no desenvolvimento de novas tecnologias. “Nosso propósito é criar um espaço interativo, em que os próprios estudantes da Universidade possam desenvolver estes novos produtos junto com a nossa empresa”, complementa.

Mais sobre o Polo

O Polo de Modernização Tecnológica é um local que tem como finalidade a exploração industrial nas áreas de tecnologia em alimentos, saúde, agronegócio, construção civil e elétrica. Um dos objetivos da cessão de uso aos empreendedores de empresas incubadas e graduadas em incubadoras é gerar inovação na produção industrial e na prestação dos serviços, além de qualificar o trabalho por meio da pesquisa de novas tecnologias e soluções.

Para o pró-reitor da Unijuí Campus Santa Rosa, Marcos Scherer, está parceria com empresas assumindo o espaço do Polo possibilita diversas pesquisas e oportunidades aos estudantes da Unijuí, através de estudos práticos dentro das empresas, como também estágios e  empregos que estão sendo gerados a partir da ampliação dos negócios das empresas instaladas no espaço.

Segundo Lucas Escher, gestor da incubadora Criatec da Unijuí Santa Rosa, “o amplo espaço do Polo oportuniza às empresas a ampliação de negócios, gerando oportunidades de emprego e renda aliado com a interação entre a universidade/empresa, e mais o acompanhamento pela incubadora Criatec, proporcionará a consolidação de um ambiente de inovação em nossa região”.