Estudantes da Especialização em Geriatria e Gerontologia participam de desafio de inovação voltado para atenção e cuidado ao idoso - Unijuí

Na sexta e sábado, últimos dias de outubro, a Unijuí realizou o Desafio de Inovação da Pós-Graduação em Gerontologia e Geriatria, de forma virtual. O objetivo foi reunir mentores e comunidade acadêmica com o objetivo de fomentar o envolvimento dos estudantes na solução de desafios propostos pelo curso, proporcionando uma experiência única, em que possam descobrir soluções viáveis, compartilhar desejos, formando equipes e desenvolvendo seu perfil empreendedor.

O evento foi realizado em parceria com a Criatec, que possui a metodologia para esse tipo de atividade, sendo que o colegiado do curso se desafiou a fazer uma proposta diferenciada para o encerramento do módulo e o Desafio proposto foi voltado para atenção e cuidado ao idoso. A premiação para o primeiro lugar é um curso online de marketing estratégico e para o segundo, uma vaga na pré-incubação por um período de 12 meses na Criatec.

Para a atividade foram constituídas três equipes, formadas pelos profissionais que estão cursando a Pós. O Desafio iniciou com a identificação dos problemas e ideação, ministrada pela professora Márcia Almeida. Depois, Christian Fontes Bezerra ministrou as oficinas de canvas do modelo de negócios e Pitch. Após cada oficina, as atividades nos grupos foram monitoradas pelas empreendedores da Criatec, Marcos Paz Almeida e Sandro Rogério Loeblein, pelo professores do colegiado da Especialização, Evelise de Moraes Berlezi e Leopoldo Filho. Os Pitchs finais foram apresentados para os avaliadores Cleber Graeff, César Augusto Fensterseifer e Lígia Bento Frantz.

Em primeiro lugar ficou a equipe que propôs a criação da solução G-Care gerenciamento e cuidado em geriatria. A ideia é um app para a prestação de serviços de cuidado de saúde especializado e multidisciplinar ao idoso com segurança, responsabilidade, agilidade e qualidade. Com o segundo lugar, a equipe propôs o Familiar APP, de gerenciamento de transporte seguro e personalizado com acompanhamento qualificado. E com o terceiro Lugar a solução VeLhink, para facilitar o encontro entre pessoas que queiram doar/disponibilizar o seu tempo para aqueles que necessitam algo mais do que cuidado físico e aproximar voluntários através de um APP à idosos.

“Achei a atividade desafiadora e bastante pertinente, diferente de tudo que havíamos discutido até o momento, em que falávamos mais sobre Políticas Públicas, este foi o momento de pensar em empreender”, comentou Fernanda Moraes, uma das participantes.