Unijuí integrou programação do Fórum de Gestão e Inovação do Comung - Unijuí

Unijuí integrou programação do Fórum de Gestão e Inovação do Comung

Nesta semana, de 10 a 12 de novembro, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou o VIII Fórum de Gestão e Inovação. O evento contou com uma programação diversificada, em torno das Tendências na educação superior: novos paradigmas. No encerramento, a Diretoria do Comung refletiu sobre o evento e debateu a importância das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) para a sociedade, especialmente durante a pandemia, onde foram e são ativas no enfrentamento da Covid-19.

Segundo a Presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, “foram três dias de questionamentos e aprendizagens fundamentais. E também foi o momento em que percebemos como nos movimentamos enquanto instituições comunitárias. Neste ano de pandemia colocamos em prática, mais do que nunca, o que é ser uma Universidade Comunitária. O compromisso social, a questão de colocar a ciência a serviço da sociedade e a colaboração constante das 14 instituições do Comung em localidades fez toda a diferença. O que nos une é fazer Educação Superior com qualidade”.

Este ano, devido à pandemia, a programação ocorreu de forma totalmente online, tendo como anfitriã a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os debates e palestras ofertados debateram sobre as novas tecnologias educacionais, a reinvenção do ensino superior, as adaptações no período de pandemia, a inovação, a formação com foco empreendedor e a relação das ICES com a sociedade. Além do olhar focado no futuro da educação, também foi reforçado o papel fundamental das Universidades Comunitárias no enfrentamento da Covid-19.

Confira palestras realizadas no evento pelo Youtube, neste link.

Startup Plus University

Uma das atividade que integrou o 8° Fórum de gestão e inovação do Comung foi o Startup Plus University. O evento contou com a participação de estudantes das mais variadas instituições, sendo um deles graduando da Unisc.  Maria Odete dos Santos Garcia, coordenadora da Criatec-Unijui e do Startup Plus, contou que esse ano as atividades aconteceram de forma virtual, por conta da Pandemia. “Esse ano fomos desafiados a organizar o evento de forma remota, já que todo o evento ocorre de maneira on-line. Então, a gente se desafiou a pesquisar e a buscar plataformas tecnológicas que pudessem nos dar suporte para poder fazer as atividades em equipe e que permitissem a interação entre os alunos”, salientou.

Vencedores dos desafios feitos pela Startup Plus:

1º lugar: Gameup – Plataforma gameficada usando assuntos utilizados em sala de aula. Equipe: Jennifer Ullmann Teixeira (Unisc); Luiz Filipe Durigon de Mello (Unicruz); Mônica Gressler Grützmacher (UFN); Taynara Pires Christmann (Unisc); Tamires Schimeneck da Rocha (Unicruz).

2º Lugar: Students Jorney – Plataforma para engajar estudantes em temas determinantes para suas carreiras. Equipe: José Henrique Brixius de Oliveira (Unisc); Edenilson Bordignon (UPF); Solari De Souza Pereira Junior (Unicruz); Luiz Henrique Rauber (Unisc).

Para Maria Odete Garcia, a experiência de organizar o evento foi de muita importância para a comissão responsável. “Nós ficamos bastante satisfeitos com o resultado. Sabíamos do desafio que era fazer um evento on-line, mantendo as pessoas ali trabalhando o tempo todo. Entretanto, foi uma experiência muito proveitosa para todos os envolvidos nesse evento”, ressaltou.