Bom Pastor e Unijuí ampliam parceria e projetam qualificação da saúde em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Bom Pastor e Unijuí ampliam parceria e projetam qualificação da saúde em Ijuí

Com convênios e parcerias remontando os últimos 30 anos, a Unijuí e o Hospital Bom Pastor possuem uma consolidada relação, somando esforços para o desenvolvimento da saúde local e para a formação de profissionais na região. Dentre as principais colaborações entre as instituições nos últimos anos, está o projeto do curso de Medicina, único no Noroeste do Estado, em que o Bom Pastor é parte fundamental para a efetivação e conquista desta oferta em Ijuí, juntamente com outras instituições hospitalares da região.

Para além disso, ambas as instituições mantêm campo de estágio nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Farmácia. A Unijuí Saúde, que engloba a Clínica de Fisioterapia, Consultório de Nutrição e a Unidade de Reabilitação Física (Unir), esteve alocada no prédio do Novo Bom Pastor por alguns anos, atendendo aos municípios de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sendo transferida para o Campus Ijuí, neste ano. 

Neste segundo semestre de 2020, a instituição Hospital Bom Pastor celebra uma grande conquista, passando a operar em uma nova e moderna estrutura, com investimento de cerca de R$ 30 milhões, construída no bairro São Geraldo, próximo à Sede Acadêmica, onde passou a atender a comunidade no fim do mês de julho. O novo hospital Bom Pastor conta com uma estrutura física de aproximadamente 8,3 mil metros quadrados, dividido em quatro pavimentos, com 115 leitos de internação, além de Centro Cirúrgico com quatro salas, sala de recuperação com 12 leitos, ambulatório com Centro de Especialidades e Centro de Terapia Assistida, além de seis leitos de observação. Inicia também as atividades na UTI com 10 leitos, sendo estes utilizados no primeiro momento para pacientes com covid-19. Cerca de 70% dos atendimentos da instituição são realizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde – e o restante por convênios. No primeiro semestre de 2021, iniciam as atividades do curso de Medicina em cinco especialidades da Clínica Médica, desfrutando da nova estrutura, com ambientes específicos e ampliando as especialidades de atendimento do hospital. 

Em reunião no dia 30 de novembro, os membros da Reitoria - reitora Cátia Maria Nehring; vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González; e assessora da Vice-reitoria de Administração, Vanessa Frota; acompanhados do chefe do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), professor Matias Nunes Frizzo; do coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, em associação com as Universidades Unicruz/Unijuí, professor Thiago Heck, estiveram reunidos com o presidente do Hospital, Martinho Kelm, administradora da instituição, Rosane Schiavo, e gerente de Recursos Humanos, Celísia Bohn. Foram tratadas diferentes pautas, tais como início das atividades do curso de Medicina na Unidade de Ensino Aprendizagem Clínica Médica, os estágios e práticas dos demais cursos da área da saúde, com ampliação das vagas dos leitos SUS do Hospital, novas possibilidades de parceria com as atividades vinculadas ao curso de Biomedicina e o Edital de Bolsas do Programa Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, para funcionários e médicos vinculados ao Bom Pastor. 

A reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, salienta que a inserção de estudantes em atividades de ensino e de aprendizagem junto à comunidade, tendo como cenário a Rede de Atenção Básica à Saúde nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, além de Unidades de Atenção Secundária e Terciária de Saúde, como é o caso dos hospitais parceiros - e entre estes, o  Hospital Bom Pastor, atuando na resolução de situações-problema, promovendo a construção, valorização e socialização de conhecimentos, é, sem dúvida, indispensável à formação qualificada dos estudantes da Unijuí. “Além do processo pedagógico, registramos, também, que o atual e moderno complexo do Hospital Bom Pastor representa, sem qualquer dúvida, uma conquista coletiva de toda comunidade local e regional, cujas ações sempre se pautam no respeito e compromisso com todos os pacientes, sempre levando em conta a prestação de uma assistência humanizada”, reforçou a reitora.

O presidente do Bom Pastor, Martinho Kelm, ex-presidente da Fidene e ex-reitor da Unijuí, destacou, em entrevista à Unijuí FM, que a Instituição trabalhou intensamente nos últimos 15 anos para viabilizar esta nova estrutura. “É um projeto de muitas mãos, em que a Universidade também teve uma participação decisiva, desde a aquisição do terreno - compra na qual a Unijuí colaborou com um terço do valor. Além disso, integrar o projeto do curso de Medicina também foi um elemento decisivo e uma contribuição muito importante da Universidade para o Hospital. Acredito que o Hospital e a Universidade poderão realizar ainda grandes trabalhos daqui para a frente”, observa.

Segundo a administradora do Bom Pastor, Rosane Schiavo, a trajetória do Hospital sempre foi marcada por movimentos comunitários que demonstraram atitudes pró-ativas em favor de uma causa. “A edificação do novo Bom Pastor foi motivada pela necessidade de ampliação e qualificação do espaço físico, onde mais uma vez materializou-se a força da coletividade. Este projeto desafiador foi abraçado por líderes providos de coragem, determinação e abnegação, que aos poucos foram contagiando mais pessoas na busca de apoio para sua viabilização, incluindo órgãos públicos, clubes de serviço, empresários, associações, entre outros. O novo Bom Pastor Ijuí, projetado a partir de um moderno conceito de ambiência hospitalar, conta com equipe qualificada de profissionais, tecnologia avançada, atendimento humano e acolhedor, representando uma conquista para a comunidade regional”, observa.

Segundo o chefe do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), Matias Nunes Frizzo, a nova estrutura do Hospital é diferenciada e moderna, a qual os professores dos cursos da saúde visitaram recentemente. “Reconhecemos o Hospital para a nossa comunidade, bem como para os campos de prática nas disciplinas e estágios para a área da saúde. Esta parceria certamente continuará a complementar a formação dos nossos estudantes”, salienta.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.