Ilustradora russa palestra para alunos da Unijuí - Unijuí

Ilustradora russa palestra para alunos da Unijuí

Ekaterina Churakova falou sobre o seu trabalho a acadêmicos de Design

O curso de Design da Unijuí promoveu, no último mês, uma palestra com o tema “Sketchbook: o Desafio da Experiência Narrada”. Realizada de forma virtual, a atividade foi organizada pelo professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Desenho Ilustrativo que tem, como parte dos seus conteúdos programáticos, a narração de histórias através de ilustrações.

A palestra foi ministrada direto de Belo Horizonte – Minas Gerais pela ilustradora russa, recentemente naturalizada brasileira, Ekaterina Churakova, que é designer gráfica pela Academia Estatal de Arte e Indústria Barão de Stieglitz, de São Petersburgo, na Rússia. De acordo com Ekaterina, design é sua fonte de renda; desenho e ilustração são suas paixões. E foram estas paixões que a levaram ao grupo Urban Sketchers – movimento global de artistas que desenham, em grupo, pontos da cidade em que vivem ou visitam. Hoje, ao lado de colegas, ela coordena o grupo Urban Sketchers Belo Horizonte.

Ekaterina inspirou o público com seus cadernos de desenho em diferentes temáticas, como viagens, cultura e gastronomia. Falou sobre as diversas técnicas aplicadas em seus trabalhos, além contar um pouco sobre a sua trajetória profissional, desde a época em que morava na Rússia até os dias atuais, no Brasil.

Além dos alunos da disciplina, a palestra contou com outras turmas dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo, além de admiradores do trabalho da palestrante.