Encontro online marca o encerramento do Diplomado em Integração Cidadã, Fronteiras e Mercosul - Unijuí

Programa exclusivo de formação foi realizado pela Unijuí em parceria com instituições do exterior

Por meio da Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, a Unijuí encerrou, na última semana, o Diplomado em Integração Cidadã, Fronteiras e Mercosul – um programa exclusivo de formação, realizado em associação com o Instituto Missioneiro de Estudos Superiores (IMES), da Argentina, e a Universidad Nacional de Itapúa (UNI), do Paraguai, juntamente com o Instituto Social do Mercosul (ISM), órgão técnico de pesquisa no campo de políticas sociais da organização de integração econômica e aduaneira dos países da região.

O encerramento aconteceu na última terça-feira, em um evento online, que contou com a presença dos reitores das instituições parceiras. Pela Unijuí, participou o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, representando a reitora, professora Cátia Maria Nehring.

Em seu pronunciamento, Dieter destacou que a Instituição se sente honrada em ter participado do programa e transmitiu a fala da reitora, sobre a necessidade de aprofundar e acelerar os processos de integração com os países vizinhos. “Temos muitas coisas boas dos quatro países de origem dos alunos: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Por isso a importância desta troca de experiências. Estamos abertos e dispostos a continuar com esta iniciativa”, reforçou o vice-reitor de Administração.

O Diplomado está estruturado sob uma proposta curricular inovadora de cinco eixos temáticos, que busca atualizar a experiência profissional de formuladores de políticas e tomadores de decisão das áreas estratégicas de fronteira do Mercosul.

Aluna e tutora no Diplomado, atualmente atuando em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Fabiane Prestes destacou que a experiência proporcionada foi enriquecedora e contribuiu tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. “Por ser um programa bilíngue, o contato com colegas foi desafiador, principalmente por eu ser uma tutora brasileira em uma turma de alunos onde predominavam outras nacionalidades. As temáticas desenvolvidas no curso promoveram o diálogo sobre a realidade transfronteiriça, onde pude aprofundar a temática da Educação, a partir de outras perspectivas, analisando escolas bilíngues, tema que se encaixa com as propostas do PPGEC”, reforçou, destacando que o curso foi inovador e permitiu que conhecesse a realidade fronteiriça do Mercosul, fortalecesse sua perspectiva multicultural e a integração cidadã.

Mestre em Direito pela Unijuí, o técnico em Informações Geográficas e Estatísticas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Willian Matheus Heineck afirmou que o Diplomado foi diferente de qualquer experiência que passou em sua vida acadêmica. “Mesmo com o distanciamento que a pandemia impôs, impossibilitando os encontros presenciais, foi possível manter contato com os colegas por meio de aulas transmitidas e trabalhos em grupos, realizados em quase todos os módulos do curso. No meu caso, trabalhei com colegas do Uruguai e do Paraguai, que me ajudaram muito na construção de conhecimento”, disse, destacando que o curso contribuiu para que tivesse uma visão mais clara sobre a construção do Mercosul até aqui, e sobre o quanto ainda é necessário avançar. “Política, economia, cultura, sustentabilidade ambiental, bem-estar social, turismo e infraestrutura. Foi possível debater sobre todos estes temas, havendo um foco maior para as questões das regiões de fronteira, geralmente periféricas nos países e com necessidades maiores de investimento e desenvolvimento”, concluiu.