Unijuí terá a oferta de 65 bolsas integrais pelo ProUni - Unijuí

Unijuí terá a oferta de 65 bolsas integrais pelo ProUni

Período de inscrições será de 12 a 15 de janeiro, diretamente no site do programa.

A Unijuí contará com a oferta de 65 bolsas integrais, de 100%, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios estão distribuídos entre diferentes cursos - incluindo o de Medicina, que contará com seis bolsas de estudo - e campi: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. A listagem completa pode ser visualizada no site da Universidade, neste link.

Por meio do edital nº 66, de 8 de dezembro de 2020, o Ministério da Educação (MEC) tornou público o cronograma e demais procedimentos relativos ao ProUni, primeiro semestre de 2021. O período de inscrições será de 12 a 15 de janeiro, diretamente no site do programa. O processo seletivo terá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato deve optar por duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. No momento da inscrição, o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.brcaso seja o primeiro acesso nessa plataforma; ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta. É preciso informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2019, número do CPF e endereço de e-mail válido.

A primeira chamada será divulgada no dia 19 de janeiro. A comprovação da documentação ocorrerá de 19 a 27 de janeiro. A segunda chamada será no dia 1º de fevereiro, com comprovação da documentação de 1º a 9 de fevereiro.

Importante lembrar que, para concorrer às bolsas de estudo integrais, a renda per capita não poderá exceder a 1,5 salário mínimo, ou seja, o valor de R$ 1.567,50.

Seleção

O sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa de estudos, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado.

O candidato deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para avaliação das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí. Entre eles, estão o comprovante de conclusão do Ensino Médio em escola pública, ou escola particular na condição de bolsista integral, comprovantes de renda e documentos de identificação.

Espera

Ao final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não utilizadas.

Entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2021, é possível manifestar interesse nesta lista. A entrega da documentação deverá ocorrer de 22 a 25 de fevereiro de 2021.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Aluno da Unijuí, pelo telefone 3332-0444 ou ainda no site do Prouni, siteprouni.mec.gov.br.