Criatec promove workshop sobre inovação e empreendedorismo tecnológico - Unijuí

Criatec promove workshop sobre inovação e empreendedorismo tecnológico

Na tarde da última terça-feira, 15 de dezembro, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí promoveu o workshop Pesquisador e Empreendedor: Desafios e Oportunidades. O evento foi destinado a professores e estudantes. A palestra, realizada de forma online, foi conduzida pelo professor doutor Rochel Montero Lago, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que abordou o tema Inovação e Empreendedorismo Tecnológico. Também esteve presente o professor de Administração da Unijuí, Daniel Baggio, que atuou como mediador.

Em sua fala, o professor Rochel Montero Lago reforçou que o empreendedorismo é um conhecimento tácito, que não se aprende apenas em livros. “A prática do empreender é fundamental e o conhecimento se adquire na experiência. É importante que nós, professores, busquemos formar profissionais para o Século 21. Precisamos sair da nossa zona de conforto e visualizar o agora e o futuro”, disse.

Durante o evento, o gestor de Projetos de Inovação no Sebrae RS, Gustavo Moreira, apresentou o edital Catalisa ICT - um projeto nacional, promovido pelo Sebrae em parceria com entidades do ecossistema nacional de inovação. Ele tem o objetivo de acelerar e fomentar negócios de bases tecnológicas com a criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/ doutorando. Também busca transferir tecnologia de pesquisadores e universidades para empresas, além de garantir a inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado em pequenos negócios.

Por Evelin Ramos da Rosa, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.