Projeto de Extensão Energia Amiga anuncia destaques no 3º Concurso de Desenho e Redação - Unijuí

Uma live, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 21 de dezembro, pelo canal do Youtube da Unijuí, marcou o encerramento de mais uma etapa do Projeto de Extensão Energia Amiga. Acompanhado por alunos, professores e familiares, o evento online contou com a sistematização do projeto e também com a divulgação dos alunos que se destacaram no 3º Concurso Energia Amiga de Desenho e Redação. Neste ano, os estudantes foram desafiados a colocar no papel a visão sobre o tema energia.

Conforme explicou a coordenadora do projeto, professora Caroline Raduns, 2020 foi desafiador para a equipe. Os integrantes pensavam que, assim como em 2019, estariam presentes nas escolas, trabalhando o uso consciente da energia. Mas, a pandemia de covid-19 impediu essa ação. “Mantivemos o projeto e a realização do concurso, porém, modificamos a nossa metodologia. Produzimos vídeos, transformamos os livros Descobrindo a Eletricidade em e-books, lançamos um site e trabalhamos a campanha em redes sociais”, afirmou a professora.

Neste ano, foram inscritos 67 desenhos por alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, e 25 redações por estudantes do 6º ao 9º Ano. Foram 3.792 votos recebidos. Como o projeto foi trabalhado de forma online, também foi possível abrir o concurso para estudantes de outros municípios – até 2019, em razão da logística, participavam escolas de Ijuí e Santa Rosa. Até mesmo a demanda por materiais do projeto foi recebida de Portugal. “O projeto não finda aqui. Ele continua em 2021, com ações ampliadas. Estaremos em interação com Portugal, Espanha e com o estado do Maranhão”, reforçou a professora.

Parte do projeto de extensão nasceu entre os anos de 2006 e 2007, e acabou se efetivando em 2018 – ano em que ocorreu a primeira edição do Concurso. Naquele momento, os integrantes foram desafiados a pensar formas atrativas de trabalhar o tema energia com estudantes do Ensino Fundamental. Em 2019, o projeto passou para a sua segunda fase, sendo contemplado em um edital de extensão. Neste segundo momento, passou-se a trabalhar em três grandes linhas de atuação: eficiência energética, segurança em eletricidade e a logística reversa de equipamentos e sistemas eletrônicos.

Conheça os autores dos desenhos mais votados, por ordem alfabética:

- Allana Gabrielli dos Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo - 1º Ano;

- Ana Luisa Buratti Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo – 2º Ano;

- Artur Wielens Drefs, da EFA - 2º Ano;

- Enzo Luiz Lopes Boeno, da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros – 4º Ano;

- Hagata Pillatt Ramos, da EFA – 4º Ano;

- Lorenzo de Oliveira Canci, da EFA – 2º Ano;

- Lucas Josué de Moraes Brizolla, da EFA – 2º Ano

- Maicon Dudar Correa,da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Maciel – 3º Ano;

- Theo Nicolas Bohn Sartori, da EFA – 5º Ano;

- Valentina Auzani da Rosa, da EFA – 2º Ano;

- Valentina Galvão Bandissera, da 4º Ano.

Desenho destaque:

Conheça os autores das redações mais votadas, por ordem alfabética:

- Guilherme Gheno, do Centro Educacional Primeiros Passos de Ajuricaba – 9º Ano. Tema: Energia do Bem;

- Gustavo Berving, da Escola Cívico-militar Coronel Raul Oliveira de Santa Rosa – 8º Ano. Tema: Importância da energia elétrica em nossas vidas;

- Isabella de Souza Miola, da Eeef Ijuí – 8º Ano. Tema: A importância da energia elétrica em nossas vidas;

- Luiz Fernando Marques Matias, da Eeef Ijuí – 8º Ano. Tema: Consumo Consciente;

- Mardjorie Caroline do Rosário, da Escola Cívico-militar Coronel Raul Oliveira de Santa Rosa - 8º Ano. Tema: Energia elétrica na sociedade;

- Maria Eduarda Foguesatto, do Centro Educacional Primeiros Passos de Ajuricaba – 9º Ano. Tema: Energia;

- Maria Eduarda de Braga,da Eeef Ijui – 8º Ano. Tema: A energia elétrica no cotidiano;

- Milena Ramos Ribeiro, da EMF Dr Ruy Ramos – 8º Ano. Tema: Energizando conselhos;

- Vanessa Montagner Dalcin, do Centro Educacional Primeiros Passos de Ajuricaba – 9º Ano. Tema: Energia que move vidas;

- Wesley Pascoal Fim,da EMF Dr Ruy Ramos – 9º Ano. Tema: Uso saudável da energia elétrica.