Mais Unijuí: os caminhos da reinvenção - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Mais Unijuí: os caminhos da reinvenção

Há mais de 60 anos a Unijuí transforma a realidade da região noroeste do Rio Grande do Sul, por meio da educação. Uma trajetória construída com muito trabalho e colaboração. Confira a história de reinvenção da Unijuí ao longo das décadas.

Não há crescimento sem mudanças, assim é a vida. As histórias são construídas a partir de transformações. Na Unijuí não é diferente. O ano de 2020 marca o começo de mais uma reinvenção da Universidade, mas esta não é a primeira vez que a Unijuí passa por processos de modificação.

Tudo começou nos anos 50, quando um grupo de frades capuchinhos ousou criar uma faculdade no interior do Rio Grande do Sul. Trinta anos depois, a ousadia de uma comunidade transformou essa faculdade em uma universidade. Já nos anos 90, essa universidade passa por mais uma transformação, se expande e se torna regional. A história da Unijuí, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, é de reinvenção, ousadia e transformação. Agora, a Unijuí se prepara para uma renovação, para ser ainda mais e melhor para toda a comunidade. 

A mudança é parte da vida e uma Universidade com mais de 60 anos de história precisa aliar sua tradição com a inovação, para formar profissionais cada vez mais conectados com o mercado de trabalho e qualificados para lidar com os desafios de hoje e de amanhã. Essa renovação também tem como objetivo deixar a Unijuí mais próxima da comunidade, sendo capaz de colaborar ainda mais com o desenvolvimento regional.


Confira uma linha do tempo com as principais mudanças da Unijuí ao longo das décadas:

Mais Unijuí

A reinvenção da Universidade, iniciada neste ano de 2020, acompanha as transformações pelas quais o mundo tem passado. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí, atenta aos movimentos da sociedade, está se renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados, conectados com o mercado de trabalho, e capacitados para os desafios de hoje e de amanhã. Estão sendo propostas inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integradores e formação pessoal e profissional. 

Os currículos da Graduação Mais estão sendo estruturados para o desenvolvimento de competências. Este desafio consiste em construir arranjos curriculares, metodológicos e tecnológicos propiciadores de experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento e construção/aprendizagem de habilidades, conhecimentos e atitudes para responder a situações, conflitos e problemas característicos da vida profissional. No modelo por competências, os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados os quais permitem que o conhecimento seja construído em interação com os desafios próprios do campo profissional. Nessa perspectiva, os módulos integrados envolvem um conjunto de componentes curriculares fortemente relacionados e articulados, perpassados pela necessidade de enfrentar desafios inerentes à profissão.

Nova estrutura administrativa

Além dessas mudanças, na estrutura organizacional não haverá mais Departamentos, que hoje são administrados por um chefe/docente o qual tem, entre suas atribuições, fazer a gestão dos professores e técnicos. Com a reestruturação proposta, a gestão das pessoas passará a ser feita pela atuação conjunta da VRG com a VRA, assessorada por comitês específicos. Nos campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa não haverá alteração de estrutura, pois já funcionam nesta sistemática. A composição do Conselho Universitário (Consu), instância máxima da Unijuí, em substituição aos seis chefes de Departamentos, ganha nove outros membros, representantes dos Coordenadores de Curso de Graduação, um Coordenador de Programa Stricto Sensu e um Coordenador de Extensão, todos na condição de representantes das atividades fim, intrínsecas ao fazer da Universidade. A representação estudantil está proposta com mais um membro e também com cinco suplentes. 

Dessa forma, os Colegiados de Curso e o Núcleo Docente Estruturantes se mantêm, tendo função mais ativa no fazer acadêmico e administrativo. Os coordenadores continuam sendo a principal referência para todas as demandas dos estudantes. A estrutura física dos atuais Departamentos, no campi Ijuí, não sofre alteração, mas os processos de atendimento aos estudantes deverão passar por qualificação. Também está prevista a informatização e a agilização de processos que envolvem demandas dos estudantes.

Confira como fica a nova estrutura administrativa da Universidade:

CAE - Central de Atendimento ao Estudante (Coordenadoria de Gestão Acadêmica)

É o setor de referência para todas as demandas dos estudantes (da graduação até a pós-graduação) no que diz respeito a sua vida acadêmica e financeira, de forma presencial ou virtual. Os estudantes encontram a solução, com praticidade, em um único local.

Telefone direto externo: 55 3332-0444

E-mail: atendimento@unijui.edu.br

Ramal chave para divulgação Interna : 3900

Localização: Prédio da Biblioteca - antiga CAA  

NSC - Núcleo de Suporte aos Cursos (Coordenadoria de Gestão Acadêmica)

É uma estrutura de apoio aos cursos de graduação, com atendimento nas estruturas de áreas (antigas sec. de depto.), vinculada à CAE - Central de Atendimento ao Estudante. 

Localização: Em Ijuí, alocados aos antigos Departamentos.

NIP - Núcleo de Inovação Pedagógica (Coordenadoria de Gestão Acadêmica)

O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIPI) integra a Coordenadoria de Gestão Acadêmica. Ele será o responsável por fazer o elo entre os setores de apoio pedagógico ao professor, o setor de acompanhamento e acessibilidade ao estudante e a educação à distância e tecnologia. Irá incorporar toda discussão institucional de apoio ao professor considerando as dificuldades dos estudantes e as políticas da instituição (inovação, competências, internacionalização, línguas, EaD). 


CAF - Central de Atendimento ao Funcionário (Coordenadoria de Gestão de Pessoas)

É o setor de referência para todas as demandas dos professores e técnicos administrativos e de apoio no que diz respeito às suas atividades funcionais.

Telefone direto: 55 3332-0300

E-mail: caf@unijui.edu.br

Ramal chave para divulgação Interna : 3800

Localização: Prédio da Biblioteca - em frente à Rádio Unijuí FM 


NLOG - Núcleo de Logística (Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços)

É o setor de referência para todas as demandas referente às suas atividades fim dos professores e laboratórios. É também o setor que administra e normatiza os técnicos dos laboratórios de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços.

Telefone direto externo: 55 3332-0400

E-mail: logistica@unijui.edu.br

Ramal chave para divulgação Interna : 3700

Localização: Junto ao atual prédio do Patrimônio


Central de Eventos (Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços)

É o setor responsável pelo planejamento, organização e execução de todos os eventos institucionais, independente do porte.

Telefone direto externo: 55 3332-0500

E-mail: eventos@unijui.edu.br

Ramal chave para divulgação Interna : 3600

Localização: Prédio da Biblioteca - antiga sala do Banrisul


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.