Cursos da Saúde têm atuação de destaque no enfrentamento à covid-19 - Unijuí

Cursos da Saúde têm atuação de destaque no enfrentamento à covid-19

A Unijuí, de forma geral, precisou se adaptar e se reinventar para passar pelo período de pandemia. Alguns cursos, no entanto, especialmente da área da saúde, tiveram papéis de destaque no enfrentamento à covid-19 e na construção de ações às comunidades local e regional.

Esse foi um ano diferente, mas nos mantivemos ativos. Desde março, os cursos seguiram com suas aulas, com suas práticas e estágios. Tivemos aulas abertas semanalmente, de forma virtual, com pesquisadores renomados não só do Estado, do País, mas também do exterior. A Universidade como um todo manteve suas atividades – claro que, não da mesma forma, já que os próprios laboratórios tiveram que ser adaptados para receber os estudantes. Mas conseguimos nos adaptar, tanto que chegamos ao fim do ano com o calendário organizado”, destacou o chefe do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), professor Matias Nunes Frizzo.

Já no início da pandemia, a Farmácia Universitária da Unijuí se desdobrou para a produção de álcool em gel, recomendado para a higienização das mãos. O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab), a partir de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), passou a realizar testes para detecção da covid-19, pelo método RT-qPCR, para Ijuí e região. Desde junho, mais de 10 mil testes foram realizados.

A evolução do novo coronavírus no Estado também foi acompanhada de perto por professores e estudantes da Unijuí, que participaram da realização do estudo Epicovid-19, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em cada uma das oito etapas, foram aplicados 500 testes em cada um dos nove municípios envolvidos, incluindo Ijuí. “O Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde, desenvolvido em parceria com a Unicruz, também ousou em fazer o seu próprio projeto de pesquisa, que ainda está sendo realizado no município de Coronel Bicaco, que envolve não só o estudo da prevalência de anticorpos, mas uma análise junto a pacientes que tiveram a doença e que estão sendo monitorados”, explicou o professor.

O Grupo Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Giati), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, apresentou um novo olhar ao seu público-alvo. O grupo começou a ser pensado no contexto da extensão universitária para atender aos integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti), ligado ao curso de Educação Física, que há 21 anos promove atividades com a melhor idade. Neste período, o Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron) se uniu ao Giati e passou a trabalhar o apoio e o acolhimento ao idoso de uma forma diferenciada: as atividades passaram a acontecer via teleatendimento e telemonitoramento, por meio de contatos telefônicos, WhatsApp, vídeos com orientações de saúde e encaminhamentos, conforme as necessidades.

No Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, realizado por meio de uma parceria entre a Unijuí e Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), os profissionais residentes também tiveram que se adequar às mudanças do período para continuar auxiliando a comunidade. Eles passaram a realizar ações em unidades de saúde do município de Santa Rosa, além de desenvolver reflexões e produções teóricas sobre o contexto da pandemia. E estes são apenas alguns exemplos de atuação da Unijuí, e seus diferentes setores, neste complexo momento.

Em 2020, o ensino, a pesquisa e a extensão estiveram muito voltados à temática do coronavírus. Agradeço aos professores, aos estudantes e aos técnicos administrativos e de apoio que realmente fizeram a diferença no combate à doença, em prol da nossa comunidade”, finalizou.