Unijuí oferta mais de 60 bolsas integrais pelo ProUni - Unijuí

Unijuí oferta mais de 60 bolsas integrais pelo ProUni

Começam nesta terça-feira, dia 12 de janeiro, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste processo, a Unijuí contará com a oferta de 65 bolsas integrais, de 100%, distribuídas entre diferentes cursos – a exemplo do curso de Medicina, que contará com seis bolsas de estudo – e campi. A listagem completa pode ser visualizada no site da Universidade, neste link.

Neste ano, devido ao adiamento da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as notas utilizadas no ProUni serão referentes à prova de 2019. O período para inscrições é curto, vai até a sexta-feira, dia 15 de janeiro, e o processo seletivo terá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato pode optar por duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do programa - prouniportal.mec.gov.br e preencher alguns requisitos: ter obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e não ter zerado a nota da redação. No momento da inscrição, o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do Governo Federal e criar uma conta gov.br, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma; ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta. É preciso informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2019, número do CPF e endereço de e-mail válido.

A primeira chamada será divulgada no dia 19 de janeiro. A comprovação da documentação ocorrerá de 19 a 27 de janeiro. A segunda chamada será no dia 1º de fevereiro, com comprovação da documentação de 1º a 9 de fevereiro.

Importante lembrar que, para concorrer às bolsas de estudo integrais, a renda per capita não poderá exceder a 1,5 salário mínimo, ou seja, o valor de R$ 1.567,50.

O sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e notas obtidas no Enem. Após a pré-seleção, o candidato deve comparecer à instituição de Ensino Superior para avaliação das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí. Entre eles, estão o comprovante de conclusão do Ensino Médio em escola pública, ou escola particular na condição de bolsista integral, comprovantes de renda e documentos de identificação.

Espera

Ao final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não utilizadas.

Entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2021, é possível manifestar interesse nesta lista. A entrega da documentação deverá ocorrer de 22 a 25 de fevereiro de 2021.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Aluno da Unijuí, pelo telefone 3332-0444 ou ainda no site do Prouni - siteprouni.mec.gov.br.