Instituições de ensino aderem à campanha de vacinação contra a covid-19 - Unijuí

Instituições de ensino aderem à campanha de vacinação contra a covid-19

O Ministério da Saúde ganhou fortes aliados na campanha de vacinação contra a covid-19. O Programa Nacional de Imunização (PNI), que deve começar ainda este mês, terá o apoio do segmento da Educação Superior em todo o País. Universidades federais, comunitárias, particulares, estaduais e municipais se uniram e colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população – entre as instituições, está a Unijuí.

Essa iniciativa, que prevê inclusive cessão de parte de suas estruturas físicas, equipamentos e, em alguns casos, até recursos humanos, visa dar maior potência ao SUS na tarefa de imunizar o maior número de pessoas em menor tempo possível. “Nós temos uma rede de hospitais universitários, de ensino, filantrópicos e particulares, com profissionais habilitados aos processos pedagógicos das variadas campanhas de imunização nacional e que podem ampliar o potencial de atendimento disponível no SUS”, disse o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Waldemiro Gremski, em ofício enviado ao Ministro da Saúde, ao Ministro da Educação, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Saúde e ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Saúde. “Algumas instituições educacionais já possuem projetos, em parceria com gestores de saúde municipais, estaduais e do Distrito Federal, junto às Unidades Básicas de Saúde – UBS", diz outro trecho do ofício.

Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), da qual faz parte da diretoria a reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring.

Até o momento, mais de 152 instituições já aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub, em apoio ao SUS e aos gestores de Saúde.

Confira algumas instituições gaúchas que já aderiram à campanha:

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL)

Faculdade Dom Bosco Porto Alegre

Faculdade Horizontina (FAHOR) Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA)

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Universidade de Novo Hamburgo (FEEVALE) Universidade de Passo Fundo (UPF)

Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)