Últimas semanas para se inscrever na seleção de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Últimas semanas para se inscrever na seleção de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

No dia 12 de fevereiro, encerra-se o período de inscrições para a seleção ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Interessados podem acessar a página do programa, disponível no endereço unijui.edu.br/ppgsas.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso tem abordagem interdisciplinar intrínseca à área de Ciências Ambientais, possuindo um método de construção do conhecimento que se sustenta na compreensão da complexidade ambiental e na resolução de suas problemáticas. O programa dedica-se à pesquisa e à geração de conhecimento com visão sistêmica e multidisciplinar, e busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.

Com até oito vagas ofertadas, o curso possui duas linhas de pesquisa: na primeira, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, busca-se apreender o processo de desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de ocupação e uso. Nesta linha, investigam-se as ações humanas sobre os sistemas naturais e produtivos, com base no manejo, conservação, transformação e manutenção dos ecossistemas, e há a proposição de diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Na segunda linha de pesquisa, Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos, busca-se o aprofundamento científico na construção de processos inovadores voltados à prevenção e solução de problemas socioambientais. Considera-se, ainda, a geração de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que assegurem a qualidade ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Os candidatos passarão pelas seguintes etapas no processo seletivo: análise do curriculum vitae ou lattes, entrevista e discussão da intenção de pesquisa.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone 3332-0420, ou ainda pelo e-mail ppgsas@unijui.edu.br.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.