Voluntários recebem treinamento e vão a campo para nova etapa da Pesquisa Epicovid19-RS - Unijuí

Voluntários recebem treinamento nesta sexta-feira, dia 5

A Unijuí promove na manhã desta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, no seu Centro de Eventos, o treinamento para os voluntários que participam de mais uma etapa da Pesquisa Epicovid19 – RS: Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul. O estudo, realizado pelo governo do Estado e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conta com o apoio da Unijuí na coordenação do trabalho de campo.

Conforme explica a coordenadora da pesquisa na Unijuí, professora Evelise Berlezi, 42 voluntários participam desta rodada. “O treinamento acontece nesta manhã e a expectativa é que, à tarde, já tenham início as visitas à comunidade”, explicou a docente, lembrando que o estudo também conta com o envolvimento de uma equipe de pesquisadores da Universidade, que são professores do Mestrado em Atenção Integral à Saúde. Até o domingo, 500 domicílios devem ser visitados. Os moradores e residências, assim como nas edições passadas, serão visitados a partir de sorteio. Os participantes responderão a um questionário e também realizarão testes para detecção de anticorpos contra a Covid-19”, completou Evelise.

A novidade, nesta rodada, é que dois testes serão aplicados: o primeiro é o teste rápido, já conhecido, onde uma gota de sangue é coletada e depositada no aparelho, que faz a leitura em 15 minutos. O resultado sai na hora.

O segundo é o teste Elisa, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Três gotinhas de sangue são coletadas do participante, em um papel filtro, e depois da absorção e secagem, em 15 minutos, o material é guardado em um envelope plástico vedável e encaminhado para análise no Laboratório de Vacinologia do Núcleo de Biotecnologia da UFPel. O tempo previsto para análise, de todas as 4,5 mil amostras que serão coletadas no Estado, é de uma semana.

A pesquisa Epicovid19-RS busca levantar o número de casos de infecção pelo novo coronavírus na população gaúcha, incluindo pessoas que não têm sintomas. Além de Ijuí, outras nove cidades participam do estudo: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Uruguaiana. O estudo tem ainda mais uma etapa em abril, em data a ser definida pela coordenação da pesquisa.

Dúvidas

Todos os voluntários que participam da pesquisa estarão devidamente identificados. Em caso de dúvida, basta ligar para a Brigada Militar, no telefone 3332-0150.