Unijuí encerra rodada da Pesquisa Epicovid19-RS com meta alcançada - Unijuí

Unijuí encerra rodada da Pesquisa Epicovid19-RS com meta alcançada

Na tarde do último domingo, dia 7 de fevereiro, a Unijuí encerrou a 9ª rodada da Pesquisa Epicovid19-RS: Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul, em Ijuí. Segundo a coordenadora do estudo na Universidade, professora Evelise Berlezi, a Instituição conseguiu, com auxílio dos 42 voluntários que foram a campo, atingir a meta de visitação a 500 domicílios. Os moradores sorteados responderam a um questionário e realizaram dois testes para detecção de anticorpos contra a covid-19: o teste rápido e o teste Elisa, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Importante destacar o acolhimento da população e o trabalho destes voluntários que, de sexta-feira a domingo, passaram coletando dados na cidade, que serão transformados em informações em saúde, para poder subsidiar as ações do governo em nosso Estado”, destacou a coordenadora, lembrando que o estudo também conta com uma equipe de pesquisadores da Unijuí, que são professores do Mestrado em Atenção Integral à Saúde.

A pesquisa Epicovid19-RS é realizada pelo governo do Estado e coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ambos farão a divulgação dos resultados nesta semana, por meio de live. Não há, no entanto, data definida.

A pesquisa busca levantar o número de casos de infecção pelo novo coronavírus na população gaúcha, incluindo pessoas que não têm sintomas. Além de Ijuí, outras nove cidades participam do estudo: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Uruguaiana. O estudo tem ainda mais uma etapa em abril, em data a ser definida pela coordenação da pesquisa.