TCC usa tecnologia e inovação para propor herbicida natural - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC usa tecnologia e inovação para propor herbicida natural

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Ciências Biológicas da Unijuí, Agatha do Canto Shubeita, utiliza inovação tecnológica, voltada à preservação do meio ambiente, e engloba diversos benefícios quando se trata de saúde pública. Sob a orientação da professora Juliana Fachinetto, a pesquisa foi intitulada "Alelopatia de compostos fenólicos de Achyrocline stureoides (Lam.) Dc. na germinação de espécie invasora.”

Segundo a acadêmica, a temática foi escolhida pois investiga, de uma forma mais profunda, os resultados já obtidos em estudos sobre a atividade alelopática de uma planta bastante popular, a marcela.  A alelopatia é considerada uma ferramenta muito importante para a substituição de agrotóxicos nocivos à natureza e à saúde humana. A utilização desta técnica promove a conservação ambiental e minimiza os impactos ambientais.

“Estudamos o seu potencial como um ‘herbicida natural’, focando a pesquisa em compostos fenólicos, que são biomoléculas muito importantes para os vegetais. É um trabalho que foca em moléculas mais específicas da planta, teoricamente, sem interferência das demais produzidas no metabolismo vegetal. Os experimentos direcionam mais os resultados, mostrando com clareza a performance alelopática dos compostos fenólicos”, reforça.

Além de pesquisas bibliográficas, foram utilizadas outras fontes, como pesquisas documentais, em laboratório, quantitativas e pesquisas exploratórias. O estudo está atrelado à preservação de ecossistemas e a hábitos que garantem uma melhoria na qualidade de vida e na qualidade ambiental.

Sobre o futuro, Agatha diz que pretende se inserir no mercado de trabalho. “Quero atuar em prol da preservação do meio ambiente. Gostaria de, ainda, realizar um mestrado e melhorar minhas habilidades na língua estrangeira”, finaliza. 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.