Projeto dá novos destinos ao guarda-chuva usado - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto dá novos destinos ao guarda-chuva usado

Foto produzida antes da pandemia

Se você tem um guarda-chuva guardado, e não sabe onde colocar, saiba que você pode destiná-lo a um projeto que busca reutilizá-lo em outros materiais. Trata-se do Guarda-Chuva do Bem, iniciativa desenvolvida desde 2019 pela Unijuí, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Assessoria de Marketing.

Novos produtos surgem a partir de guarda-chuvas e sombrinhas descartados da seguinte forma: o pano é direcionado às artesãs da Feconsol, que confeccionam diferentes itens, como bolsas. Já a estrutura metálica é encaminhada aos recicladores da Associação de Catadores de Materiais Reciclados de Ijuí (Acata) e da Associação de Recicladores da Linha 6. O descarte, portanto, não só garante um destino adequado aos guarda-chuvas usados, como também gera renda e trabalho às pessoas envolvidas com artesanato e reciclagem.

Para participar, basta deixar o material em um dos pontos de coleta, no Campus Ijuí: nas duas paradas de ônibus ou no hall da entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.