Unijuí dá início a ano letivo - Unijuí

Unijuí dá início a ano letivo

Aulas teóricas acontecem de forma online, enquanto que práticas ocorrem de forma presencial; em razão do decreto Estadual, campus Três Passos tem apenas o retorno online

Esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, marca o retorno das aulas para os acadêmicos da Unijuí – com exceção dos estudantes do curso de Medicina, que voltaram às aulas no dia 17 de fevereiro.

Para os campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi, as aulas teóricas retornaram de forma online, enquanto que estágios obrigatórios e aulas práticas acontecem de forma presencial. Nestes três municípios, a bandeira está vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. No entanto, em Três Passos, onde a bandeira encontra-se preta, as aulas retornam apenas de forma online a partir desta terça-feira.

“É importante lembrar que as decisões da Unijuí são baseadas em decretos municipais, estadual e federal. A Portaria do Ministério da Educação nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020, aponta que o retorno das Instituições de Ensino Superior ao presencial deve ocorrer a partir de 1º de março. E é com base nessa determinação que estamos trabalhando”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

Para garantir a segurança de estudantes, professores, técnicos administrativos e de apoio, a Unijuí reforçou os protocolos de segurança e organizou um modelo de retomada que evitará a aglomeração de pessoas, garantirá o distanciamento recomendado e a segurança necessária àqueles que pertencem aos grupos de risco.

Nos campi de Ijuí e Santa Rosa, o retorno ao presencial acontece de forma escalonada: no dia 8 de março, retornam alunos do 1º ao 4º semestre; no dia 22 de março, estudantes do 5º ao 8º semestre; e no dia 5 de abril, turmas do 9º e 10º semestres. No campus Panambi, todas as aulas presenciais retornam integralmente no dia 8 de março. Em Três Passos, a mudança depende do risco epidemiológico.

“Trabalhamos exaustivamente o modelo que iríamos adotar no retorno. Inclusive, nos campi de Ijuí e Santa Rosa, onde há um número maior de estudantes,  além de os acadêmicos não terem aulas presenciais todos os dias, eles retornarão de forma escalonada. Teremos, em cada noite, cerca de um terço dos estudantes presencialmente. Isso evitará aglomerações”, explicou a professora.

As disciplinas teóricas e práticas que voltarem à presencialidade deverão observar as diretrizes do Decreto 55.758, do Governo do Estado do RS, de 15 de fevereiro de 2021, que prevê o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes na sala de aula. Acadêmicos pertencentes ao grupo de risco acompanharão as aulas no formato online, mesmo que o professor esteja com os demais estudantes em sala de aula. A transmissão das aulas será feita de maneira simultânea, pelo Google Meet. Já o professor pertencente ao grupo de risco terá sua aula também no formato online.

“Vivemos um momento de incerteza quanto à pandemia. Não temos previsão de quando ela irá acabar. Por isso, estamos trabalhando para garantir a sequência das atividades da Unijuí, com toda a segurança possível. Estamos atentos e seguiremos as orientações dos governos”, reforçou a vice-reitora de Graduação.