Covid-19: Município inicia vacinação de professores e estudantes da Unijuí que atuam em práticas de atendimento à comunidade - Unijuí

Mais uma medida de segurança e de enfrentamento à covid-19 foi tomada, pelo Município, nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro. A Unijuí, a partir da solicitação realizada pela  Secretaria Municipal de Saúde (Ofício nº 056/2021/SMS), a qual requisitou a listagem de todos os professores e estudantes que terão atividades práticas e estágios, em assistência direta à saúde da população, via SUS, realizou a aplicação da vacina contra a covid-19. A Universidade, contribuindo com a Secretaria de Saúde, mobilizou o seu Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), habilitado para realização de vacinas. O Sesmt tem tradicionalmente participado de várias campanhas de vacinação, contribuindo com a saúde da população e sendo um campo de prática para os estudantes.

Os cursos envolvidos são Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia, que têm atendimento direto à população, além de serviços ligados ao Sistema Único de Saúde, que ocorrem na Instituição.

“Alguns professores e acadêmicos que atuam na Unidade de Reabilitação -Unir, que é ligada  ao SUS, já haviam recebido a dose, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Na Unijuí, esse processo teve início hoje, para todos aqueles que estão participando diretamente de atividades práticas e estágios em cursos da área da saúde. Entendemos que as parcerias - Universidade e Secretaria de Saúde, nesse momento tão dramático que vivemos, é fundamental para vencermos essa pandemia. Nossos estudantes e professores a serem vacinados estarão em muitos espaços, atendendo pacientes. A vacina torna-se o principal instrumento para frear o processo de pandemia, para além, é claro, dos cuidados básicos, como uso de máscara, distanciamento e higienização”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.

A pedido da Secretaria Municipal de Saúde, uma lista, com o nome dos professores e estudantes envolvidos nas atividades, foi enviada à pasta, para que não houvesse uma duplicidade de nomes, considerando que muitos professores e mesmo estudantes, em função de atividades profissionais, já tinham sido vacinados; e deixando claro os professores e acadêmicos que efetivamente terão este semestre intervenção direta com a saúde da população.  Todas as  vacinas são disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo os critérios de prioridade e seu respectivo registro no sistema nacional.

“Me sinto mais aliviada recebendo a vacina”, comentou a acadêmica do último ano do curso de Enfermagem, Thalissa Silveira Dias, que iniciou o estágio, nesta semana, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos em contato direto com os pacientes, acabamos saindo da prática e indo direto para casa, para nossas famílias, e há o receio de ter a doença. Com a vacina, ficamos mais tranquilos.”

Emoção e gratidão definem o sentimento da professora da Unijuí, Arlete Regina Roman, ao receber a vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira. “Essa é uma ferramenta muito esperada no combate à doença e para nós, que trabalhamos na linha de frente, é ainda mais importante. Nós não paramos. Nem mesmo no ano passado deixamos de atuar na rede pública de saúde e entendemos que, neste momento de pandemia, se faz ainda mais necessária a nossa inserção nos serviços”, explicou.