Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências promove seminário e aula inaugural - Unijuí

Na segunda e terça-feira, 1º e 2 de março, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realiza sua Aula Inaugural e Seminário Temático, que abordará o tema “Cidades Inteligentes: múltiplos olhares a partir da educação nas ciências e o fazer da extensão universitária”. O evento será online, gratuito e aberto a toda a comunidade, com transmissão pelo canal da Unijuí no YouTube. Quem possuir interesse em obter certificado de participação e horas, poderá se inscrever em um link que será disponibilizado, mediante pagamento de uma pequena taxa.

O evento, que é coordenado pelos professores Sidinei Pithan da Silva, Helena Callai e Caroline Raduns, contará com a participação de docentes do Brasil, Espanha e Portugal, que se dedicam ao estudo da temática das cidades inteligentes e educação para a cidadania, além de uma turma de estudantes portugueses. “Na Espanha e em Portugal, há um debate muito forte sobre a cidadania, por isso convidamos todos os educadores, também da rede básica, que podem aprender com essas experiências e recriar o espaço da sala de aula nesse sentido. Como construímos a cidadania no âmbito da nossa formação? Iremos debater sobre isso”, afirma o professor Sidinei Pithan, coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, em entrevista à Unijuí FM.

Na oportunidade, serão enfocadas diferentes perspectivas a partir de olhares interdisciplinares que interessam à sociedade em geral, bem como a profissionais que pretendem compreender como podem se inserir no desenvolvimento das cidades, da cidadania e da democracia. “Todos estão convidados, não apenas estudantes e professores de cursos de Graduação, mas a comunidade em geral”, reforça o professor Sidinei. “Teremos presentes engenheiros, advogados, historiadores, profissionais da saúde, entre outros. Os temas são muito pertinentes e reunimos um excelente grupo de palestrantes, que com certeza irá trazer elementos importantes para discussão”, conclui.

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM

.

Confira abaixo a programação completa:

AULA INAUGURAL

01 de março de 2021

9h - Abertura

9h30 - Conferência: Educar para a cidadania hoje: um objetivo prioritário para o nosso mundo

Mediador: Professor Dr. Fernando Jaime González - Unijuí/Ijuí

Palestrante: Professor Dr. Francisco Garcia Pérez - Universidade de Sevilha/Espanha

10h30 - Intervalo

10h45 - Lançamento do livro Escrita e Pesquisa em Educação nas Ciências - Experiências do Pós-Doutorado

11h15 - Apresentação do Seminário Temático Cidades Inteligentes: Múltiplos olhares a partir da Educação nas Ciências e o fazer da extensão universitária