Curso de Educação Física realiza prática de Lutas mantendo o distanciamento social - Unijuí

A Unijuí, em atenção às orientações e decretos e seguindo todos os protocolos de segurança, conforme orientações do Comitê Institucional de Prevenção ao Coronavírus, oportunizou aos acadêmicos da disciplina de Lutas, do curso de Educação Física, a primeira atividade prática presencial desde o início da pandemia. O componente é ministrado pela professora Fabiana Ritter Antunes. A atividade foi realizada quando a bandeira em vigor ainda permitia a prática.

Com o início das restrições impostas pela situação sanitária, foi necessário que todas as disciplinas adaptassem suas relações de ensino e aprendizagem. Neste contexto, na disciplina de Lutas, as primeiras aulas foram realizadas na modalidade online, culminando com a atividade presencial, realizada no sábado, dia 20 de fevereiro, no ginásio do curso de Educação Física em Ijuí, possibilitando que os acadêmicos pudessem complementar o aprendizado com as atividades práticas.

A fim de garantir a segurança de todos, a Instituição disponibilizou álcool em gel aos alunos e professores. Foi obrigatório o uso de máscaras, bem como a manutenção de distâncias mínimas entre todos, que puderam desfrutar de atividades com profissionais reconhecidos em suas modalidades, em um ambiente seguro, amplo e com adequada ventilação.

Pela manhã ocorreu uma experiência prática do Kung Fu com o acadêmico do curso de Educação Física da Unijuí e instrutor, Leandro Natan Cabral Corrente. A aula prática pode ser conferida neste link.

No período da tarde, a aula contou com a participação do mestre de Capoeira, Marcelo Odestro Rodrigues, egresso do curso de Educação Física da Unijuí, do acadêmico do curso a aluno graduado em Capoeira, Alex Soares da Rosa, e do instrutor de Capoeira, Peter Schweigert Pereira. Além da atividade presencial, as experiências vivenciadas pelos acadêmicos contaram com a participação de profissionais das lutas e artes marciais.

Conforme organização do Plano de Ensino, ocorreram aulas online com a modalidade Jiu-jitsu com o egresso do curso de Educação Física da Unijuí, Gesiel Carvalho da Cruz, e com o Boxe, a partir de ensinamentos do egresso do curso, Alexandre Savian, e do profissional de Boxe Mauricio Peixoto Seffrin.

Mesmo com a pandemia e com a necessidade de adaptação das aulas neste componente, na avaliação da professora Fabiana Ritter Antunes, a Universidade e o curso de Educação Física estão preparados para desenvolver atividades práticas com todas as medidas de biossegurança à comunidade acadêmica.