Comunidade poderá propor desafios a serem solucionados pela Unijuí - Unijuí

Comunidade poderá propor desafios a serem solucionados pela Unijuí

Problemas ou desafios podem ser cadastrados na Plataforma Sou Mais da Universidade

Dentro do projeto de reestruturação da Unijuí está uma iniciativa, que acaba de ser lançada, e que vai aproximar, ainda mais, a comunidade da Universidade. Trata-se da Plataforma Sou Mais, voltada à realização de projetos integradores que fazem parte do novo modelo pedagógico implementado pela Unijuí na Graduação Mais. Por meio dessa plataforma, a comunidade poderá propor desafios ou problemas para a Instituição que, através de seus projetos, vai propor soluções inovadoras.

“Estamos trabalhando com um novo formato nos nossos currículos, que é a Graduação Mais. Todos os estudantes que ingressarem neste ano na Universidade passam a ter disciplinas teóricas e práticas, desde o início de cada curso, e em cada semestre haverá uma chamada de Projeto Integrador. Neste componente, serão apresentadas soluções a partir de demandas que serão encaminhadas pela comunidade, por empresas, associações ou entidades. Qualquer pessoa pode participar, de forma gratuita”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

Como explica a vice-reitora, há pequenas empresas ou associações de bairros, por exemplo, que não conseguem dar conta das demandas que têm ou que, muitas vezes, não têm condições de procurar um profissional para ajudá-las. “Temos 30 cursos de graduação e podemos, por meio dos Projetos Integradores, buscar soluções em diferentes áreas. Nós entendemos que essa iniciativa é bastante inovadora e irá, com certeza, aproximar nossos estudantes, ainda mais, do exercício da sua profissão. Além de, claro, também nos aproximar da comunidade, dando a todos a oportunidade de ter uma solução para uma demanda ou problema”, reforçou Fachinetto.

Para encaminhar um desafio, demanda ou problema, basta acessar a plataforma pelo endereço www.unijui.edu.br/soumais. As soluções serão trabalhadas durante o semestre e, ao final, apresentadas ao demandante.

Outra novidade é que, por meio desta iniciativa, profissionais, egressos da Universidade ou de outras instituições, poderão participar como voluntários, auxiliando na busca por soluções. “A mentoria terá um papel importante porque, por vezes, temos uma boa ideia, mas que pode esbarrar em alguma questão, algo que um profissional, que já atua no mercado, pode indicar”, explicou Fachinetto.

Mais informações sobre a mentoria também podem ser acessadas na página www.unijui.edu.br/soumais.

Entrevista concedida pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, à Rádio Unijuí FM