Obra conjunta coloca em evidência o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Obra conjunta coloca em evidência o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Nesta segunda-feira, dia 1º de março, durante a Aula Inaugural e o Seminário Temático promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, de forma online, foi realizado o lançamento do livro “Escrita e pesquisa em Educação nas Ciências: experiências do Pós-Doutorado”.

Publicada pela Editora Ilustração, a obra, inicialmente, apresenta a constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências a partir do olhar do atual coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, e de três ex-coordenadores: José Pedro Boufleuer, Helena Copetti Callai e Eva Teresinha de Oliveira Boff. A partir destas perspectivas, são explicitados os 25 anos de história do programa.

O livro começou a ser pensando em 2020. Em novembro, foi realizado o 1º Encontro de Pós-doutores do PPGEC, o qual integrou a programação do 21º Encontro Nacional de Educação (Enaced) e o  Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (Siepec). Neste espaço de memórias e socialização de pesquisas, foi idealizada a publicação desta obra, a fim de que os resultados das pesquisas pudessem ampliar as percepções e contribuir na busca de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade.

Assim, sob inspiração do professor Mario Osorio Marques, a partir das obras “Escrever é preciso: o princípio da pesquisa” (1997) e “Educação nas Ciências: interlocução e complementaridade” (2002), bem como na ideia de formação de uma cultura de pesquisa e da valorização da formação continuada, com ênfase ao estágio pós-doutoral, os organizadores Fabiane da Silva Prestes, Fábio César Junges, Helena Copetti Callai e Sidinei Pithan da Silva estenderam o convite aos egressos do Estágio Pós-Doutoral e seus supervisores para produção de uma obra conjunta, que acabou por ser lançada nesta segunda-feira.

Ao longo de 10 capítulos do livro são socializadas algumas pesquisas desenvolvidas por pesquisadores nos Estágios de Pós-Doutorado, construídas com a contribuição significativa de seus supervisores. Portanto, a obra conta com contribuições dos seguintes doutores: Ivan Carlos Bagnara, Claudionei Vicente Cassol, Martin Kuhn, Fabiane da Silva Prestes, Maristela Maria de Moraes, Cênio Back Weyh, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Livio Osvaldo Arenhart, Cristhian Moreira Brum e Fábio César Junges, e dos supervisores: Paulo Evaldo Fensterseifer, Sidnei Pithan da Silva, Helena Copetti Callai, Walter Frantz e José Pedro Boufleuer.

A obra já se encontra disponível para download no site da Editora Ilustração, por meio deste link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.