COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

FAQ - Aulas Online e Presenciais

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre o formato das aulas e demais atividades na Universidade, a Unijuí reuniu as perguntas frequentes recebidas. Confira: 

Até quando as aulas permanecerão online na Unijuí?

Todas as aulas teóricas dos cursos de graduação presenciais permanecem na forma online até 31 de março.

Qual a orientação sobre as aulas práticas?

Aulas Práticas e Estágios (da área da saúde - rede básica e hospitalar) que acontecem em campo externo à Instituição, permanecem suspensas até o dia 22 de março. Para os demais cursos, no qual o campo de atuação permite, permanece a programação;

- Estágios obrigatórios que ocorrem na UNIR, UNILAB e Farmácia Escola estão suspensos a partir do dia 08 de março até o dia 22 de março, sendo que o atendimento à comunidade e seres vivos será efetuado pelos profissionais do quadro funcional da Unijuí, seguindo os protocolos de biossegurança. A programação destas disciplinas será reorganizada pelos coordenadores e professores oportunamente; 

- Estágios obrigatórios que ocorrem na Clínica de Psicologia e no Hospital Veterinário, que envolvem atendimento às pessoas da comunidade e seres vivos, se mantêm seguindo os protocolos de biossegurança; 

- Estágios obrigatórios e práticas, que não envolvem atendimento ao público, permanecem temporariamente substituídos por atividades remotas síncronas no que for possível, até o dia 22 de março. A programação destas disciplinas será reorganizada pelos coordenadores e professores.

As aulas práticas podem ser online para os estudantes de grupos de risco ou com familiares em grupo de risco?

Depende do curso em questão. Por isso, o assunto deve ser tratado diretamente com a coordenação do seu curso.

As aulas de pós-graduação são online?

- Aulas dos CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) e STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) serão online até 31 de março. 

Em virtude da bandeira preta, que representa risco máximo de contágio da covid-19, como está funcionando o atendimento nos campi da Unijuí?

- O atendimento presencial ao público na Instituição, nos quatro campi, será em regime de plantão, mediante agendamento pelos canais oficiais: 

Ijuí - (55) 3332-0200; Três Passos - (55) 3522-2122; Santa Rosa - (55) 3511-5200; Panambi - (55) 3375-4466.

O atendimento presencial aos estudantes, pelas coordenações de curso, precisa ser agendado previamente, priorizando os canais online - google meet, telefone, email.  

Como ficarão os eventos e formaturas previstas para o primeiro semestre?

- Reuniões e eventos institucionais até abril devem ocorrer somente de forma online;

- Formaturas presenciais estão suspensas até o mês de abril. Qualquer mudança será informada nos canais oficiais da Instituição até novo decreto do Governo Estadual;

 Quem quiser, pode continuar online quando as aulas iniciarem a ser presenciais?

A portaria 1.038 do Ministério da Educação determina o retorno presencial para os cursos que são na modalidade presencial. As únicas pessoas que podem ter aula online, conforme a determinação do MEC, são as pertencentes ou que residem com pessoas do grupo de risco.

Tenho familiares no grupo de risco, como comprovo?

É necessário preencher um formulário informando se é ou mora com familiares de grupo de risco. Neste formulário, constam todos os documentos necessários para a comprovação. Caso o familiar possua uma comorbidade, doença elencada como de risco pelo Ministério da Saúde, será necessário anexar junto ao formulário um atestado médico. Se a questão for referente à idade, é necessário anexar uma cópia do documento de identificação do estudante ou familiar idoso, com mais de 60 anos, integrante do grupo de risco. Caso seja um familiar integrante do grupo de risco, o estudante pode anexar também ao formulário uma declaração de residência compartilhada com o familiar, onde o estudante e o familiar devem assinar. 

Preciso ir na casa da minha vó com frequência, mesmo não morando com ela. Como posso comprovar a necessidade de aula online?

A princípio, a Unijuí autoriza que permaneça online apenas pessoas que são do grupo de risco ou residam na mesma casa que um familiar pertencente ao grupo de risco. 

Se alguém é do grupo de risco e quiser frequentar a aula presencial quando houver o retorno, pode?

A orientação é de que o estudante converse com a coordenação de curso, explique a comorbidade e apresente um atestado médico com a liberação de que o acadêmico pode frequentar a Universidade.

Vai ter desconto de mensalidade?

Não. Continuamos com o orçamento nas mesmas condições, seja para o corpo docente, estrutura e, em virtude das aulas simultâneas, a Universidade está investindo em equipamentos tecnológicos. 

Como vocês planejam "controlar" o distanciamento e o uso de máscara durante o intervalo, nas cantinas?

A Unijuí vai fazer o controle a partir da diminuição do fluxo de pessoas nos quatro campi. Nas salas de aula, as classes já estarão nos devidos lugares, com a distância correta entre todos. Com relação ao uso de máscara, haverão funcionários transitando pelos campi para orientação, bem como os professores irão observar o uso e, além disso, a Instituição conta com a responsabilidade de todos para que sejam cumpridos todos os protocolos, como: a utilização de máscaras e higienização das mãos quanto ao respeito do distanciamento controlado.

Mesmo indo na aula presencial posso ter acesso à aula que fica gravada? 

Sim, a Unijuí pretende gravar as aulas remotas para fins de complemento de estudo. Mesmo assim, para registro de presença, é necessário que os estudantes que estão aptos a irem às aulas presenciais compareçam, cumprindo cronograma estipulado pela coordenação de cada curso. 

Se pegamos covid-19 ou um familiar, como devemos proceder?

O estudante deverá apresentar o atestado sendo do acadêmico ou familiar (se residir na mesma residência do estudante) e passa a acompanhar, durante o período do atestado, as aulas de forma online

Moro longe de Ijuí e vou de ônibus para a Universidade. A informação que tenho é que o transporte pode ir cheio e meu ônibus não tem janelas para abrir. Posso ficar online neste semestre, caso as aulas voltem a ser presencial ou não há exceções para casos assim?

Não. Quando houver o retorno das aulas presenciais, somente estão permitidas a permanecer com atividades online estudantes que se encontram no grupo de risco pela idade ou apresentam comorbidades em relação à Covid-19, ou que tenham familiar que resida no mesmo endereço nestas condições  mediante a apresentação da comprovação. Se você não respondeu o Formulário para estudantes do grupo de risco, poderá contatar a Vice-Reitoria de Graduação, e-mail vrg@unijui.edu.br. Assim como a Universidade deve seguir os Protocolos de Distanciamento Social e a cada semana considerar os decretos, o transporte também deve fazê-lo. Para o transporte as condições são aferição de temperatura e higienização. Todos precisam fazer a sua parte, inclusive todas as pessoas com utilização de máscara e a manutenção do distanciamento em todos os locais - transporte e universidade. 

Ainda tá com dúvida?

A gente te ajuda!

E- mail: atendimento@unijui.edu.br 

Telefone: 55 3332-0444

Whatsapp: 3332-0200


Compartilhe!