Internacionalização: parceria oportuniza aprendizado da língua polonesa - Unijuí

Internacionalização: parceria oportuniza aprendizado da língua polonesa

Estudantes interessados em participar das aulas de língua polonesa devem contatar o Escritório de Relações Internacionais nesta semana

A Unijuí e a Universidade Marie Curie Sklodowska – UMCS, da Polônia, há anos mantêm uma cooperação acadêmico-científica que vem possibilitando a mobilidade e atividades conjuntas de seus estudantes, professores e técnicos administrativos e de apoio. A atuação de ambas as Universidades também se manifesta em projetos significativos na área cultural. Uma parceria entre a Unijuí, UMCS e a Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtylla, de Ijuí, deu início a um projeto cultural que visa a promoção da língua e da cultura polonesa no município de Ijuí.

O projeto “Promoção da Língua Polonesa”, redigido pela Unijuí e pela UMCS, através do seu idealizador, professor doutor Jarosław Krajka, foi aprovado e obteve financiamento da NAWA - Agência Nacional Polonesa para Intercâmbio Acadêmico, e foi concretizado por meio de uma Carta de Intenção de implementação do referido projeto, assinada pelos reitores de ambas as universidades no ano de 2020.

A aprovação do projeto cultural foi anunciado pelo professor Jarosław durante a sua participação na Fenadi Virtual 2020, sediada na Unijuí, visto que a Universidade desenvolve um importante papel no movimento étnico/cultural do município. Devido à aprovação do projeto pela Agência Polonesa NAWA e o compromisso firmado entre as instituições, os participantes brasileiros terão acesso gratuito às atividades do projeto.

Dentre as diversas atividades online previstas, como aulas de músicas e danças folclóricas polonesas, destacam-se as aulas de língua polonesa ministradas por docentes da UMCS, que são realizadas via Zoom, duas vezes por semana. As atividades estão voltadas para estudantes da Unijuí da etnia polonesa, membros do centro cultural polonês (grupos de dança e canto) e também há um número de vagas disponível para os demais estudantes da Unijuí que tenham interesse em aprender o idioma.

Estudantes interessados em participar das aulas de língua polonesa devem contatar o Escritório de Relações Internacionais pelo e-mail eri@unijui.edu.br, no decorrer dessa semana. As atividades iniciaram neste mês de março e devem ter continuidade até o segundo semestre de 2021.