Itecsol entrega materiais escolares a famílias de catadores - Unijuí

Itecsol entrega materiais escolares a famílias de catadores

Iniciativa faz parte da ação Dia do Bem, desenvolvida deste 2017

Na última terça-feira, dia 9 de março, foi realizada uma importante etapa da ação Dia do Bem Volta às Aulas, desenvolvida pela Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), vinculada à Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí: a entrega de materiais escolares aos filhos dos catadores que compõem as duas associações incubadas, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e a Associação de Recicladores da Linha 6 (Arl6).

Conforme explica a responsável técnica pela Incubadora, Elizandra Pinheiro da Silva, os materiais foram arrecadados junto a empresas parceiras e repassados às crianças, da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, após a apresentação da lista de produtos necessários e indicados pelas escolas. A iniciativa, como conta, cresceu significativamente. “No início da ação, eram entregues apenas materiais aos alunos da Educação Infantil ao 5º Ano. Eu percebi que muitos adolescentes estavam fora da atividade escolar e a falta de materiais era uma das causas. A partir daí, foi realizado um esforço para contemplar todos”, explicou Elizandra. Com o passar dos anos, aumentou o número de empresas parceiras e, consequentemente, de beneficiados pela ação: hoje, 24 crianças e jovens são atendidos.

“A entrega de kits com materiais escolares impacta de forma positiva nos estudantes que, muitas vezes, tiveram problemas ao frequentar as aulas. Eles já eram discriminados no primeiro dia por não ter materiais básicos para o desenvolvimento das atividades e nos sensibilizamos para realizar esta ação, porque acreditamos que a educação transforma vidas”, destacou Elizandra.

Para receber os kits, os pais das crianças e adolescentes devem estar trabalhando nas Associações. E como a ação Dia do Bem concentra outras atividades durante o ano – como Páscoa, Dia da Criança e Natal, é necessário, para participar, manter um bom desempenho escolar e realizar os temas propostos pela escola. “Temos, inclusive, o auxílio de uma professora aposentada que, no turno inverso às aulas, presta um reforço aos estudantes”, comentou Elizandra, lembrando que o auxílio só não está acontecendo agora, em razão da pandemia de covid-19.

Para pais e filhos, a ajuda tem sido essencial. “Como temos recebido menos materiais recicláveis na associação, nossa renda também caiu. Então, a ação é muito boa para todos”, destacou Raquel de Vargas, mãe de um menino de 16 anos e de uma menina de 11.

Como aponta a aluna Ticiane Cristina Santos, do 6º Ano, os materiais possibilitam a realização das atividades em casa, já que as aulas, neste momento, acontecem de forma online. “É bom recebermos os kits, porque nem sempre temos dinheiro para comprar os materiais”, completa Madelaine Amélio.

Diovana Milena Langes já se formou no Ensino Médio e contou, por muitos anos, com o auxílio. “Minha família é grande, tenho quatro irmãos, e nem sempre foi possível comprar todos os materiais que precisávamos. A ação nos incentiva a estudar”, disse a jovem, que busca uma bolsa de estudos para cursar Medicina. “Quero ajudar pessoas por meio da área da saúde”, disse.

A incubadora agradece aos colaboradores da Agit, empresas Infinitum, Planejar, Nova Tech e Cotripal, que tornaram possível a realização dessa ação, arrecadando e doando materiais.