Telessaúde é tema de aula inaugural dos Programas de Residência em Saúde - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Telessaúde é tema de aula inaugural dos Programas de Residência em Saúde

Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e em Medicina de Família e Comunidade, ofertados pela Unijuí em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa – por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), promoveram na quarta-feira, dia 17 de março, uma aula inaugural de forma online.

O evento, aberto ao público, contou com a presença da gerente de Projetos Digitais na Área de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libânes, Sabrina Dalbosco Gadenz, que foi residente no Programa de Residência Multiprofissional. Ela trabalhou o tema “Oportunidades em Telessaúde para a Atenção Primária”.

“Participei da primeira turma de Residência Multiprofissional, que fez toda a diferença para que eu estivesse no Hospital Sírio-Libânes hoje, desempenhando esta função. Foi, inclusive, durante o estágio optativo, no segundo ano, que eu descobri a telessaúde e tive experiência junto ao Núcleo do Estado”, explicou a convidada.

Ainda em 2012, quando Sabrina conheceu a telessaúde – termo que designa a oferta de serviços de saúde mediados por tecnologia, a ferramenta era pouco utilizada e mais focada em educar. “A pandemia foi um divisor de águas. O Brasil teve que avançar, em poucos meses, neste serviço, já que as pessoas, especialmente aquelas pertencentes a grupos de risco, foram orientadas a permanecer em casa. Já que muitos ambulatórios fecharam para consultas eletivas. A adaptação teve que ocorrer tanto no serviço público quanto no privado”, explicou Sabrina, lembrando de alguns serviços disponíveis, como a teconsulta, teleconsultoria, telemonitoramento e telerregulação.

Confira a discussão na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.