Unilab e Cisa trabalham para adquirir novo equipamento para detecção da covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unilab e Cisa trabalham para adquirir novo equipamento para detecção da covid-19

O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) da Unijuí está, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), buscando viabilizar a compra de um novo equipamento, um Termociclador QuantStudio 3, utilizado para análise de testes RT-PCR, para detecção da covid-19. O aparelho custa cerca de R$ 130 mil.

Conforme explica o coordenador técnico do Unilab, professor Matias Nunes Frizzo, um primeiro equipamento já foi adquirido por meio da parceria com o Cisa, que abrange 41 municípios da região. No entanto, diante do agravamento da pandemia, o Laboratório já não tem capacidade operacional para processar todas as amostras que chegam.

“Nós já estamos trabalhando para além da nossa capacidade. Nosso teto de processamento é de 150 testes por dia, mas já estamos trabalhando com a média de 200. Para atender à demanda, contratamos novas pessoas e aumentamos as jornadas de trabalho. Nós precisamos adquirir um novo equipamento para atender os municípios e, quem sabe, até dobrar a capacidade”, explicou o professor.

A ideia é sensibilizar os municípios, para que a compra aconteça de forma partilhada. “Estamos vivendo um momento em que os municípios, os serviços de saúde, estão precisando de muitos testes. Além disso, todo aparelho precisa de manutenção. Como o equipamento que temos está trabalhando com uma demanda alta, teríamos mais segurança se houvesse um segundo. Dessa forma, não seria necessário interromper o serviço, frente a qualquer problema”, explicou Matias.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.