Temática da ONU norteia debate no Dia Mundial da Água - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Temática da ONU norteia debate no Dia Mundial da Água

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água foi celebrado nesta segunda-feira, dia 22 de março, com um evento online na Unijuí. Com transmissão pelo canal do Youtube e aberto ao público, o debate aconteceu por meio da disciplina de Sustentabilidade Ambiental Aplicada, dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Química, ministrada pela professora Joice Viviane de Oliveira. Corsan e Prefeitura Municipal apoiaram o evento.

Conforme Joice destacou na abertura do evento, neste ano, a ONU propôs o tema “Valorizando a água”, com o questionamento: o que a água significa para você?

“No mundo, temos 2,2 bilhões de pessoas vivendo sem acesso ao serviço de abastecimento de água e a expectativa é que, em 2050, sejam 5,7 bilhões de pessoas vivendo em áreas com escassez de água, pelo menos durante um mês”, destacou, lembrando que as mudanças climáticas se apresentam como um grande desafio, assim como o crescimento populacional.

“Enquanto a população avança, aumenta a demanda por água, por energia e por alimentos. A sociedade e os governos ainda não encontraram uma forma de garantir a água e o saneamento para todos, até 2030, conforme os próprios objetivos da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU”, ressaltou. O debate foi mediado por Joice e por Fabiane Schwede (Química/Corsan).

O evento contou com palestra sobre “Usos da água e ações de planejamento de recursos hídricos e gestão da informação na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)”. À frente da palestra, esteve o superintendente adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Flávio Hadler Tröger.

Na sequência, aconteceu a palestra “Corsan, Soluções Ambientais”, com Rildo Goulart Peres, do Departamento de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), mestre em Educação em Ciências.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.