Unijuí participa de encontro da Cátedra Internacional e apresenta ações institucionais de implementação dos ODS - Unijuí

Aconteceu, na última sexta-feira (26) e no sábado (27), o segundo encontro virtual da Cátedra Internacional Pensar a América Latina frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Unijuí – que faz parte da Cátedra junto com a Universidade Cooperativa da Colômbia, Universidade Politécnica Estatal de Carchi do Equador e Universidade de Sonora do México - esteve representada pelo vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, que realizou a apresentação da Universidade e o trabalho desenvolvido na área.

Como ouvintes, participaram os professores Daniel Cenci e Anna Paula Bagetti Zeifert, além de mais de 20 estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação - especialmente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.

Partindo do tema “Ensino – Pesquisa: universidades eficazes frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável'', Fernando González expôs como a Universidade passou a incorporar os Desafios de Desenvolvimento Sustentável como uma política institucional, tendo como base um guia elaborado pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) da Austrália. “Os Desafios de Desenvolvimento Sustentável são um forte instrumento para acelerarmos o processo de convergência para construção de um mundo melhor”, destacou o vice-reitor de pós-graduação, ressaltando que há uma união de esforços para atingir os 17 objetivos lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foi em 2019 que a Unijuí realizou o primeiro evento sobre a temática, que coincidiu com a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020 – 2024, que acabou por alinhar as ações da Universidade com os Desafios de Desenvolvimento.

Entre as estratégias elencadas pela Unijuí, estão proporcionar experiências formativas para a comunidade acadêmica, com o intuito de motivá-las à execução dos Desafios; fortalecer o compromisso público da extensão universitária; contribuir para a elaboração de políticas e propiciar a articulação da pesquisa e da produção do conhecimento. Ainda, desenvolver inovações, soluções sociais e tecnológicas; e incentivar e apoiar membros da comunidade acadêmica para que participem do diálogo e dos esforços em torno dos ODS ao redor do mundo.

“Para que possamos ter êxito, estipulamos algumas metas, como chegar, até o fim deste ano, integrando o estudo dos Desafios às disciplinas de graduação. Queremos instituir ao menos uma atividade de integração acadêmica por ano, além de realizar ou sediar dois eventos anuais que tematizem os ODS”, explicou.

Até 2024, a Unijuí quer realizar um evento internacional sobre a temática e continuar organizando as atividades do Salão do Conhecimento com foco nos ODS.

O convênio celebrado, por meio da Cátedra Internacional, prevê que as instituições parceiras realizem eventos científicos acadêmicos, promovam a mobilidade internacional, a concepção e implementação de projetos de âmbitos nacional e internacional, além de publicações conjuntas por diferentes meios, com a inserção dos Programas de Mestrado e Doutorado.

Acompanhe a participação na íntegra neste link, a partir de 2h40.