COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí promove curso de português como língua adicional

Primeira aula do curso junto aos estudantes do Equador

Teve início na última segunda-feira, dia 22 de março, o curso de Português como Língua Adicional (PLA), promovido pelo curso de Letras – Português e Inglês da Unijuí. Além das aulas que já vêm sendo ministradas desde 2020, a Universidade estabelece, agora, uma parceria com o Centro de Educação Contínua da Universidade Politécnica Estadual de Carchi (UPEC), do Equador.

A partir de solicitação da UPEC, as professoras do curso de Letras - Fernanda Trein, Maristela Righi Lang, Rosita da Silva Santos e Taíse Neves Possani organizaram um curso com duração total de 50h, visando iniciar os estudantes na aprendizagem da língua portuguesa. Os alunos participam de encontros nas segundas, quartas e sábados, dirigidos pela professora mestra Fernanda Trein. O acesso se dá pela plataforma Zoom.

Tem continuidade neste semestre, também, o curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, voltado aos intercambistas matriculados na Unijuí. Para melhor atender às necessidades de cada estudante, o curso está organizado em três níveis de proficiência: Básico (Nível I), Intermediário (Nível II) e Avançado (Nível III). Em 2021, as aulas acontecerão por meio do Google Classroom e do Google Meet, e serão ministradas pelas alunas do curso de Letras Rafaela Oliveira de Moura, Daiana Dal Ros e Gabriela de Oliveira Zimmermann, sob a orientação da professora doutora Rosita da Silva Santos. 

A metodologia utilizada nos cursos contempla as competências essenciais aos processos comunicativos, considerando as habilidades de ouvir, ler, escrever e falar, bem como pronúncia e questões gramaticais de ordem geral. O objetivo é proporcionar o conhecimento do português aos intercambistas e à comunidade externa, difundindo a língua e fortalecendo a política de internacionalização entre a Unijuí e instituições de ensino superior de diversos outros países. 

Aliado ao movimento do curso, foi formado um grupo de estudos em PLA, que se reúne nas sextas-feiras, cuja finalidade é aprofundar os conhecimentos na área e trocar experiências entre as professoras do curso de Letras e as alunas envolvidas no projeto.

Foto 1: Reunião do grupo de estudos do PLA

Foto 2: Encontro entre as professoras do Curso de Letras da Unijuí e os professores da UPEC

 

 

 

 


Compartilhe!