Alunos da Educação Básica podem participar de Concurso de Desenho - Unijuí

Alunos da Educação Básica podem participar de Concurso de Desenho

Unijuí é parceira de projetos que buscam popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação

Foto: Salão do Conhecimento 2020

Já estão abertas as inscrições do 5º Concurso de Desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021, que acontecerá de 18 a 21 de outubro. Organizado pelo Museu Itinerante Ponto da UFMG, em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o concurso tem por objetivo estimular a criatividade, a divulgação e a popularização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Inspirados no tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, podem participar do concurso alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º Ano, e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

Os autores ou responsáveis deverão preencher o formulário de inscrição disponível no site snct.museu.cp.ufmg.br. As inscrições, gratuitas, estão abertas até às 17h59 do dia 6 de maio.

O aluno vencedor será premiado com uma viagem a Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para participar da cerimônia de abertura do evento, com direito a um acompanhante. O autor receberá um certificado de participação e terá seu nome divulgado no site do MCTI e em eventos relacionados à Semana. Também será conferido a cada um dos 10 finalistas a Menção Honrosa por destaque no concurso. O edital pode ser acessado neste link.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo decreto de 9 de junho de 2004, sendo realizada anualmente durante o mês de outubro, sob a coordenação do MCTI. A Unijuí, desde 2017, se insere na programação, a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão – começando, naquele ano, com a Mostra de Matemática e Ciclo de Palestras: Desencadeando as Feiras de Matemática do Rio Grande do Sul.

Segundo o professor Peterson Cleyton Avi, de lá para cá, a participação só se intensificou, com aporte de recursos do Ministério: em 2018, a Unijuí promoveu a Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de Ciclo de Palestras, com os temas “A Matemática é para Todos” e “Seminário sobre utilização de aplicativos e internet no ensino de matemática”. Em 2019, foram realizados o Salão do Conhecimento e um grande evento com participação de mais de 7000 pessoas: A Mostra Científica Interativa do projeto Ciência para Todos.

“Desde 2019, o Salão do Conhecimento passou a acontecer no mês de outubro, durante a Semana Nacional. No ano passado, repetimos o evento, de forma online, e também realizamos a  I Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul de forma virtual. Tivemos recursos aprovados, via edital, para a realização do Ciência para Todos. No entanto, como a sua realização está prevista de forma presencial, adiamos para este ano a sua segunda edição”, explicou Peterson.

Assim como o concurso de Desenho, os eventos promovidos pela Unijuí buscam envolver alunos da Educação Básica, de escolas públicas e particulares de Ijuí e região, na promoção da ciência,  tecnologia e inovação. “Mesmos objetivos que queremos atingir com o Espaço Mais Inovação, que está sendo implantado pela Instituição”, reforça o professor, coordenador do projeto.