Acadêmicos participam de palestra sobre assessoria de Comunicação com egressa de Jornalismo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos participam de palestra sobre assessoria de Comunicação com egressa de Jornalismo

Na noite de sexta-feira, dia 26 de março, na disciplina de Projeto Integrador: Assessoria de Comunicação, aconteceu um bate-papo com a egressa do curso de Jornalismo da Unijuí, Raíza Goi, que atua como assessora de Comunicação e Marketing na Sicredi das Culturas RS/MG, em Guaxupé, Minas Gerais. Ela falou sobre as vivências de um profissional de assessoria de Comunicação na prática.

Raíza iniciou sua apresentação destacando a assessoria de imprensa, que é regida pelo profissional de jornalismo, e que realiza a ponte de informação, faz contato com veículos, sugere pautas e entrevistas, é responsável pela comunicação corporativa, jornal interno, newsletter, eventos e, principalmente, pela transparência ao mostrar as atividades da empresa para comunidade, entre outras ações. 

Além disso, ela também destacou que a assessoria de Comunicação é muito mais abrangente, pois interage com os vários públicos e conta com profissionais de vários setores, tanto de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, como de Jornalismo e de outras habilitações. Todas as ações têm por objetivo criar ou potencializar a imagem da organização na qual está inserida a assessoria.

A egressa afirma que é um diferencial especializar-se em uma área, mas que é significativo que o profissional seja multitarefas, que esteja apto a mudanças, exercendo sua função com criatividade. Raíza enfatiza que na assessoria de Comunicação existe desde a atividade mais simples, até a mais complexa. “O profissional de Comunicação é aberto a novos conhecimentos, a fazer novas atividades. Se precisar carregar uma caixa de brindes, ele carrega, e ao mesmo tempo apresenta para a diretoria um planejamento”, conclui.

Raíza ressalta os desafios de se adaptar ao meio digital devido à pandemia e a importância de indicadores de avaliação. Através da mensuração é possível apontar o sucesso ou fracasso de uma campanha, para então compreender o resultado e se ter uma comunicação assertiva .

Ao finalizar sua fala, a jornalista deixou algumas sugestões para auxiliar no mercado de trabalho: “Aproprie-se dos valores da organização. Para tudo existe um propósito. Espelhe-se e inspire-se em boas pessoas e bons profissionais. Reforce seus contatos e relacionamentos e siga em busca dos seus objetivos, sem perder a essência.”

Por Susan Pereira, acadêmica de Jornalismo


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.