Itecsol, curso de Nutrição e 3 Tentos beneficiam catadores na ação Dia do Bem - Unijuí

Itecsol, curso de Nutrição e 3 Tentos beneficiam catadores na ação Dia do Bem

A Páscoa de crianças e jovens, filhos de catadores de materiais recicláveis, será ainda mais especial neste ano. Isso porque a Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), ligada à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Unijuí, realizou nesta quinta-feira, dia 1º de abril, a entrega de kits com doces às crianças e adolescentes filhos dos catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e da Associação de Recicladores da Linha 6 (Arl6). A ação foi realizada em parceria com alunos do curso de Nutrição da Universidade.

Como lembra a responsável técnica pela Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, a ação de Páscoa faz parte do Dia do Bem, um dos projetos mais antigos da Itecsol. Neste ano, a ideia era realizar uma ação pontual, mas, a pedido dos estudantes, que somaram esforços na doação de valores para montar os pacotes de doces, a atividade acabou tomando ainda mais corpo. Em anos anteriores, eram beneficiadas apenas as crianças. Neste ano, foi possível estender os presentes a jovens com até 18 anos, filhos de catadores associados. O objetivo da ação não é somente doar os chocolates,é tor, mas tornar significante a vida dessas crianças e adolescentes, trazendo o sentido da Páscoa.

“Por meio da doação de uma aluna de Nutrição, também conseguimos doar fraldas aos bebês. Foi uma ação muito positiva e importante para a vida destas crianças, destes jovens. Hoje, a Itecsol é uma mediadora, trabalhando com parceiros para que as ações do Dia do Bem se concretizem”, disse.

Segundo as acadêmicas de Nutrição, Nadine Muller e Liriane Lorencena, que acompanharam as entregas, o objetivo da ação foi contribuir com pessoas que, principalmente neste momento de pandemia, estão passando por necessidades. “Embora a gente fale que, no momento, está dando errado, que todos estamos no mesmo barco, não é verdade. Há pessoas com mais necessidades. E nosso objetivo foi prestar um auxílio e poder colaborar”, destacou Liriane.

“Somos cientes que o alto consumo de industrializados entre crianças e adolescentes preocupa, porém, a nutrição vai muito além da contagem de nutrientes e consideramos que nenhuma das crianças beneficiadas com as cestas de páscoa vá desenvolver alguma doença crônica como diabetes ou desenvolver obesidade consumindo o industrializado nessa época do ano. A alegria proporcionada a essas crianças é gratificante para, acadêmicos”, destaca Nadine Muller.

Empresa 3 Tentos se uniu ao Dia do Bem

Junto com os doces e fraldas, também foram entregues cerca de 200 máscaras, produzidas pela empresa 3 Tentos.

A ação aconteceu porque, no final do ano passado, a empresa realizou a troca de logomarca. Consequentemente, as camisas, peças dos uniformes, seriam descartadas. A equipe então pensou em reaproveitar o tecido para confecção das máscaras, por meio do projeto Semeando Aqui.

A ação da entrega das máscaras para a Acata e Arl6 foi coordenada pela líder de Qualidade, Débora Ragasson, e pela analista de Qualidade da empresa, Inajara Britz.