Adaptação de novos estudantes senegaleses foi tratada em reunião - Unijuí

Adaptação de novos estudantes senegaleses foi tratada em reunião

Na última quinta-feira, dia 1º de abril, foi realizada uma reunião online para tratar da adaptação dos novos estudantes senegaleses, que ingressaram na Unijuí nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

O encontro contou com a presença dos novos alunos, Babá Kanté, do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e Abdoulaye Souare, do Mestrado em Educação nas Ciências; do professor Mamadou Boye Diallo, diretor do Instituto Superior de Ensino Tecnológico Aplicado (Iseta) de Tambacounda, Senegal; do professor Roberto Carbonera e do estudante senegalês Mamadou Boye Diallo, ambos do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; e da coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski.

Os estudantes Babá Kanté e Abdoulaye Souare iniciaram suas aulas no mês de março, de forma online, e a reunião tratou de como facilitar este processo de adaptação e aprendizado da língua portuguesa e dos conteúdos tratados nos cursos.

Os alunos estão estudando Português, com apoio de um professor do Iseta, e iniciarão um curso ofertado pela Unijuí. A língua oficial do Senegal é o francês, o que exige uma importante adaptação.

Ao final da reunião, foi sugerido que os conteúdos sejam disponibilizados com antecedência para que eles possam traduzir e estudar antes da realização das aulas. Na reunião, tratou-se, também, do encaminhamento de um projeto de pesquisa para realizar o estudo comparado da agricultura de Tambacounda - Senegal e de um município da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Nesta ocasião, o diretor do Iseta, Mamadou Boye Diallo, comunicou que celebrou um importante convênio com o governo senegalês para financiar ações para o Desenvolvimento do Turismo e Empreendimentos em sua região.

O Instituto também acaba de inaugurar rádio e televisão, chamados Weli Media (rádio 90.3 FM e welitv no youtube), e propôs uma cooperação entre a rádio Weli FM e a Unijuí, além de outros setores que atuam na imprensa e na cultura, com vista a estabelecer intercâmbios culturais entre as nossas estruturas, reportagens, documentários e até filmes.

A Unijuí conta atualmente com cinco estudantes do Iseta em seus cursos de graduação e pós-graduação.