Epicovid19-RS: Treinamento prepara voluntários para pesquisa que acontece neste fim de semana - Unijuí

Nesta sexta-feira, dia 9 de abril, terá início em Ijuí a 10ª rodada do estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS). A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o governo do Estado, conta com o apoio da Unijuí e será realizada até o domingo, dia 11.

Conforme explica a coordenadora da pesquisa pela Unijuí, professora Evelise Berlezi, 34 voluntários irão a campo já na tarde desta sexta-feira, após participarem de treinamento no Centro de Eventos da Universidade. Todos os entrevistadores foram testados. Os voluntários também participaram de um encontro online de preparação para uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Assim como nas rodadas anteriores, a meta é visitar 500 domicílios, definidos por sorteio, e realizar a aplicação de um questionário e de um teste para detecção de anticorpos contra a covid-19. “A novidade, nesta rodada, é que não vamos utilizar o teste rápido. Somente será utilizado o teste Elisa, já aplicado na fase anterior. Trata-se de um teste de maior sensibilidade e especificidade”, explicou a professora. Para o exame, o entrevistador coletará uma amostra de sangue (gotas) do dedo do participante.

A Epicovid19-RS é uma pesquisa populacional em série que levanta o número de casos de coronavírus na população gaúcha, incluindo pessoas sem sintomas. A série de coleta de dado teve início em abril de 2020, menos de 20 dias após o registro da primeira morte pela doença em solo gaúcho. Com isso, o estudo se torna o único no mundo a realizar 10 etapas de acompanhamento da prevalência de coronavírus na população das mesmas cidades, proporcionando um registro histórico com base em evidências científicas desde o início da pandemia no Estado.

Ao todo, 4,5 mil pessoas serão entrevistadas e testadas em Ijuí, Pelotas, Uruguaiana, Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul.

Os dados mais recentes, divulgados no final de fevereiro, estimam que mais de 1,13 milhão de pessoas já tenham sido infectadas – o que equivale a um a cada dez habitantes do Rio Grande do Sul.