Unijuí recebe primeiros celulares para restauração a alunos da rede pública - Unijuí

Unijuí recebe primeiros celulares para restauração a alunos da rede pública

Projeto Alquimia II envolve a Unijuí e o Ministério Público do Estado

A Unijuí recebeu nesta quinta-feira, dia 8 de abril, os primeiros celulares encaminhados pelo Ministério Público do Estado (MP-RS), que foram apreendidos em casas prisionais e, agora, serão recondicionados para uso de estudantes da rede pública de Ijuí e região.

A entrega foi realizada pela promotora de Justiça da Comarca de Ijuí, Rosélia Brusamarelo, ao professor coordenador do projeto na Unijuí, Edson Luiz Padoin, e ao técnico Cleomar Lizot.

A parceria entre o Ministério Público e a Universidade - por meio do Escritório de Relações Universidade – Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), ligada à Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, para realização do projeto Alquimia II, aconteceu no final do mês de março, com a assinatura simbólica do termo de cooperação.

De acordo com o professor Edson Padoin, um estudante bolsista do curso de Ciência da Computação e um técnico já passam a trabalhar nos 21 celulares que chegaram, de forma que eles sejam restaurados e fiquem com suas configurações de fábrica. Segundo ele, é difícil precisar o tempo que levará para que estes aparelhos estejam aptos para entrega aos alunos, já que o trabalho depende do estado em que os celulares estão e do modelo de cada um.

A iniciativa vai ajudar os estudantes que, neste momento de pandemia, estão com aulas remotas e com dificuldades de acesso.